sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Sessão de leitura na biblioteca

Hoje, dia 4 de dezembro, decorreu uma sessão de leitura na Biblioteca Escolar da Escola Professor Lindley Cintra. A sessão de leitura teve por base a leitura do livro Uma questão de azul-escuro da escritora Margarida Fonseca Santos. Seguiu-se um debate sobre bullying.


Para saberes mais sobre este livro, ouve AQUI a explicação da autora.





A sessão terminou com a leitura de poemas presentes na exposição Pessoa e Eu.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Hora do conto na biblioteca



Os meninos da sala verde do JIL visitaram, com a educadora Fernanda, a biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra. Conheceram a biblioteca, como está organizada e as atividades que aí se desenvolvem. Para além de aprender mais sobre a biblioteca, os meninos ensinaram os conceitos que já conhecem sobre os livros: capa, contra-capa, lombada, autor, ilustrador... 
Depois da apresentação do livro A lagartinha comilona, de Eric Carle, conseguiram recontar toda a história. 

Estiveram com muita atenção e tiveram um comportamento exemplar. Parabéns!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Exposição "Pessoa e Eu"

A professora Teresinha, com apoio de alunos da Oficina das Palavras, montou, na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, a exposição Pessoa e Eu. Comemorando os 80 anos após a morte de Fernando Pessoa, foram os alunos do 8º ano e da Oficina da Palavras que realizaram os trabalhos.

Acede a esta página para ouvires declamações de poemas de Fernando Pessoa.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Hora do conto na biblioteca

Os meninos da sala vermelha do JIL visitaram, com a educadora Lília, a biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra. A educadora Maria do Carmo leu-lhes o livro Nadadorzinho, de Leo Leoni, Estiveram com muita atenção e, no final, conseguiram recontar toda história. Parabéns!
Para saberes mais sobre o autor e a obra, clica na imagem.
Resultado de imagem para nadadorzinho


Sessão de Fitas com ciência

Dia 1 de dezembro, às 12h30, decorreu na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra mais uma sessão de Fitas com ciência. O filme escolhido foi Pular a cercaA turma 5º C, com orientação da professora Maria João, preparou os cartazes e divulgou a sessão.

Eis os resultados do tratamento estatístico da avaliação da sessão de Fitas com ciência, do filme Rio.


Portugal: da União Ibérica à Restauração

No 1º dia do mês de dezembro comemora-se o fim do domínio filipino e a restauração da independência de Portugal.
Para compreenderes melhor a importância desta data, não deixes de ver este pequeno filme:




Eu, Pessoas...


Na passagem dos 80 anos sobre a morte de Fernando Pessoa (13 junho 1888-30 novembro 1935), a biblioteca da Escola Secundária do Lumiar promove um conjunto de atividades relacionadas com o poeta, em articulação com professores de Português e alunos.
Ao longo de duas semanas, revemos Pessoa e a sua obra, mas também Saramago e O Ano da Morte de Ricardo Reis, através de uma exposição, leituras, vídeos, trabalhos criativos de alunos, a escrita de um poema coletivo, uma selfie com o poeta e uma dramatização.