Foi uma semana em cheio, cheia de leituras e boas surpresas, a que se comemorou na biblioteca da Escola Secundária do Lumiar, entre 27 e 31 de março.
18 turmas de EB e do ES, da EB1 Quinta dos Frades e as crianças das 4 salas do Jardim Infantil do Lumiar, bem como professores e educadores, participaram nas inúmeras atividades organizadas pela BE.
Numa parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar, recebemos o poeta José Fanha, que preparou especialmente para a ocasião um encontro em que leitura, poesia e valores andaram de mãos dadas. A turma 10ºA, que teve a oferta o livro do escritor "A minha cidade é feita de luz", no âmbito do projeto da EMEL/CML "Pela cidade fora", quis dedicar-lhe um poema coletivo, feito na disciplina de Português, declamando-o publicamente.
De poesia fez-se tambémo espetáculo intimista sobre as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen, feito em parceria com a profª João Oliveira e o Prof. Davoud Gorbanzadeh. As sessões, ditas em português e em persa, permitiram ainda aos alunos e professores um momento de diálogo sobre multiculturalidade, literatura e o percurso pessoal do professor iraniano, que escolheu Portugal para viver.
Outros alunos/turmas, com a orientação de professores, foram os grandes dinamizadores de sessões de apresentação de trabalhos e de leitura. O 12ºB elucidou-nos sobre "Conflitos Regionais", pesquisa desenvolvida na disciplina de Geografia, e recebeu a bela surpresa da colega do 9ºF, Carolina Alves: a declamação do poema "Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya", de Jorge de Sena. Os 12º A e C defrontaram-se numa pacífica battle poética, com poemas originais (feitos no âmbito do concurso "Faça lá um poema!") e textos de autores portugueses que a BE selecionou. E houve ainda música, com a canção que o aluno Ronaldo Gonçalves fez sobre o mote/tema deste ano do concurso literário do AE, "O rapaz que prendeu o vento".
Muitas foram as outras iniciativas: o espetáculo dos contadores de histórias Ana Isabel Gonçalves e Sebastião Antunes, Histórias de amores e desamores; a projeção comentada de vídeo-poemas em língua portuguesa; a sessão de cinema "O clube dos poetas mortos"; o estendal de poesia/exposição dos poemas concorrentes ao "Faça lá um poema!"; as rifas poéticas que os utentes foram tirando, e lendo, ao longo da semana; o momento de leitura em simultâneo no AE, com a promoção e empréstimo de títulos da BE; A escola vai à Escola, com a visita de alunos da EB1 e das crianças do JIL, que se aventuraram numa pesquisa livre pelos livros enormes da biblioteca e ofereceram belíssimos desenhos para o estendal, e ainda a leitura em voz alta da carta que os alunos da turma 3ºA, da EB1 Quinta dos Frades, receberam da diretora do Museu das Comunicações, integrada no projeto de parceria "Na volta do correio".
A equipa da biblioteca da ESL agradece a todos, parceiros, convidados, alunos, professores, educadores e auxiliares a participação e colaboração nesta semana sempre a ler!
Sem comentários:
Enviar um comentário