sábado, 21 de janeiro de 2012

Estatísticas do 1º período das bibliotecas escolares


Já podem consultar as estatísticas de utilizadores e de empréstimos das bibliotecas, referentes ao 1º período.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Papel, cola, palavras com tinta: Um livro!



No dia 1 de Fevereiro irá decorrer na biblioteca escolar da E.B.2,3 Professor Lindley Cintra, um workshop com a professora Dolores Cortês, em que podes fazer um livro.
Se quiseres participar, ainda te podes inscrever.
Dirige-te à biblioteca.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ler+ Ciência






O Ler+Ciência é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, que procura estimular a leitura de obras científicas (e de ficção científica) entre as crianças e os jovens.
Projectos e materiais em curso (2011 - 2012)

Ecossistemas MarinhosPropostas de atividades para estimular o gosto pela Ciência, em especial a observação e experimentação a pretexto do estudo de ecossistemas marinhos.
Apoio da Rede de Centros Ciência Viva e comunidade científica.

Um Bosque Perto de Si!Atividades e materiais de apoio ao estudo dos ecossistemas florestais enquanto espaços de biodiversidade. Apoio da comunidade científica, Rede de Centros
Ciência Viva e associações locais.


Conhecer o Oceano Atividades desde o Ensino Pré-escolar ao Secundário propostas por
investigadores e testadas em sala de aula.
Com estas atividades pretende-se promover o ensino experimental das
ciências do mar e a sua integração nas disciplinas curriculares.


Rocha Amiga
Atividades com vista a sensibilizar os alunos para o papel das Geociências
no quotidiano, contribuir para uma melhor percepção da Geodiversidade e
criar uma rede de partilha de experiências e materiais didácticos no
âmbito das Geociências.

Dormir + para Ler Melhor

O projeto «Dormir+ para Ler Melhor» resulta de uma parceria entre o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e o Plano Nacional de Leitura.
Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+ significa Ler+ e melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o aumento da literacia e para que se aprenda+ e melhor.
Para mais informações pode dirigir-se à biblioteca ou ao sítio do PNL.

Concurso Camões, um poeta genial



O Concurso «Camões, um poeta genial» é uma iniciativa da Associação Casa-Memória de Camões em Constância, apoiada por Câmara Municipal de Constância, Plano Nacional de Leitura e Centro Ciência Viva de Constância.
Irá premiar sítios/blogues concebidos e elaborados por alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário. Para mais informações contata a professora bibliotecária ou consulta o regulamento aqui.

Concurso Inês de Castro

O Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro com o patrocínio da YDreams.
O tema dos trabalhos a concurso tem por base o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, a partir do qual serão concebidos – Percursos de Pedro e Inês, que deverão configurar uma Caça ao Tesouro.
Podem concorrer alunos do 2º, 3º ciclo e secundário, individualmente ou em grupo. Para mais informações, contata a professora bibliotecária ou consulta o regulamento
aqui.

Novos livros na biblioteca da EB2,3 Professor Lindley Cintra

Há novos livros na biblioteca escolar da EB2,3 Professor Lindley Cintra. Vem descobri-los!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Concurso PNL "Eu conto!"


A semana da leitura decorre, este ano, de 5 a 9 de Março, subordinada ao tema Cooperação/Solidariedade. O Plano Nacional de Leitura em parceria com o Banco Popular promovem o Concurso "Eu conto!"
Participa!
Podes contatar a professora bibliotecária para algum esclarecimento ou consultar o regulamento do concurso em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&op=regulamento&tipo=1&concurso=62