sexta-feira, 31 de março de 2017

"Histórias com sotaque" com alunos da Escola Quinta dos Frades



A convite da biblioteca escolar, a equipa SóHistórias - literacia e mediação cultural apresentou as "Histórias com sotaque" aos alunos de 3º e 4º ano das professoras Fátima Magro e Manuela Antunes, da Escola Quinta dos Frades. A sessão decorreu no dia 31 de março, 2017, de manhã, no auditório da Escola Professor Lindley Cintra.
Como era de esperar, a dupla de Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina encantou os meninos transportando-os para o mundo das histórias e dos livros.
Parabéns pelo trabalho realizado. Agradecemos a excelente participação dos meninos e a preciosa colaboração das professoras e das assistentes operacionais que os acompanharam.
Foi mais um dia de festa da leitura.

"Histórias com sotaque" com meninos do Jardim de Infância do Lumiar



Integrando a comemoração da Semana da Leitura,  SóHistórias - literacia e mediação cultural apresentou as "Histórias com sotaque" aos meninos do Jardim de Infância do Lumiar. A sessão decorreu no dia 31 de março, 2017, de manhã, no auditório da Escola Professor Lindley Cintra.
Como era de esperar, a dupla de Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina encantou os meninos transportando-os para o mundo das histórias e dos livros.
Parabéns pelo trabalho realizado. Agradecemos a excelente participação dos meninos e a preciosa colaboração das educadoras e das auxiliares de educação.
Foi mais um dia de festa da leitura.

terça-feira, 28 de março de 2017

Hora do conto "O tigre que veio tomar chá"



A biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra recebeu os meninos da Sala Azul do Jardim de Infância do Lumiar.

Visitaram a biblioteca, "leram" e manusearam alguns livros e escutaram a história de "O tigre que veio tomar chá" lida por alunos do Clube de Leitura. Seguiu-se ainda a leitura de alguns pequenos poemas, que os mais pequeninos iam repetindo verso a verso.

Foi uma sessão muito animada.
Portaram-se todos muito bem! Parabéns!

Sessão de Leitura na biblioteca



No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, decorreu na biblioteca escolar da Escola Professor Lindley Cintra uma sessão de leitura com alunos e familiares das turmas 5ºA e 5ºC.
À medida que os alunos e familiares chegaram à biblioteca foram sendo recebidos pela professora bibliotecária Florbela Machado e pelas professoras Isabel Cunha, Catarina Peres. Conheceram este espaço da escola onde os seus educandos passam bastante do seu tempo livre e observaram a exposição de trabalhos dos alunos: Pela cidade fora, Faça lá um poema, Fada Oriana,...
Iniciou-se então a sessão de leitura. Os alunos traziam leituras preparadas, mas os pais também foram desafiados a participar. Quem "quebrou o gelo" foi a Maria e o pai. Seguiu-se a leitura de vários poemas de autoria dos alunos ou de sua escolha.
A professora bibliotecária convidou o grupo a ler um poema de José Jorge Letria sobre a biblioteca, que conclui:
“Cada livro que descubro
É apenas mais um passo
Para me sentir feliz.”
Chegou o momento de jogar kahoot, em grupo de pais/filhos, e mostrar os conhecimentos sobre a biblioteca. E como só um kahoot sabe a pouco, ainda houve tempo para relembrar o que aprenderam na visita ao Castelo de S.Jorge e nas aulas de HGP.
O convívio final foi facilitado pelo "mini-lanchinho", cortesia da direção.
Foi um fim de tarde muito animado e  agradável!
Parabéns a todos os participantes!
Agradecemos especialmente a colaboração das professoras Catarina Peres, Cristina Correia e Isabel Cunha e do colaborador da biblioteca, João Pedro Gonçalves.

Semana da leitura: O romance da raposa



Ana Isabel Gonçalves e Sebastião Antunes apresentaram uma versão dramatizada de "O romance da raposa" de Aquilino Ribeiro. A sessão dirigida aos alunos de 6º ano da Escola Professor Lindley Cintra foi uma das atividades promovidas pela biblioteca escolar, integrada na Semana da Leitura.
Foi uma belíssima forma de expressar que a leitura é um prazer e nos ajuda a ser melhor.
Agradecemos a colaboração dos professores de Português e dos professores que acompanharam os alunos, tornando possível esta sessão.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Semana da Leitura O prazer de ler


 Ler prazer | Ler p’ra Ser

Entre 27 e 31 de março de 2017, vamos celebrar a 11ª edição da Semana da Leitura e partilhar o gosto pela leitura e o prazer de ler, com a comunidade, a partir do tema «O prazer de Ler».
“A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras  e  refletindo em conjunto sobre o que se lê.”
                                           Atividades da Semana de Leitura
 Este ano letivo o momento de leitura em simultâneo, em todas as escolas do agrupamento, realizar-se-á dia 30 de março, quinta-feira, com início às 10h15 e a duração aproximada de 15 minutos.

Boas leituras!