quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Concurso "Eu Escrevo! - Ler o Mar"

"Eu Escrevo! – Ler o Mar"- CONCURSO




O Concurso «Eu Escrevo! – Ler o Mar» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, que se enquadra na 7ª Edição da Semana da Leitura e tem como temática central LEITURA - MAR.

Janeiro e Fevereiro de 2013

- inscrição da escola/ do agrupamento no SIPNL
- elaboração dos trabalhos
- seleção pelo agrupamento/ escola não agrupada de um trabalho por nível/ciclo de educação e de ensino a apresentar a concurso

Março de 2013

- envio pela escola sede do agrupamento/ escola não agrupada do(s) trabalhos(s) selecionado(s), por nível/ciclo de educação ou de ensino.

O Elefante Cor-de-rosa






Ficha de exploração da obra

Bichos, Bichinhos e Bicharocos



História da Carochinha



História da carochinha , de Adolfo Coelho




História da Carochinha, adaptação de Dulce Rodrigues

O príncipe com orelhas de burro




Conto de Adolfo Coelho e ficha de trabalho da Porto Editora

A menina gotinha de água

A menina gotinha de água de Papiano Carlos

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Kit do Mar


Para a Semana da Leitura 2013 - Kit do Mar

http://www.emam.com.pt/index.php

O Kit do Mar é composto por um conjunto de fichas que permite aos professores explorarem diferentes temas relacionados com o mar. A metodologia de projecto serve de base ao desenvolvimento de cada tema que pode ser trabalhado em áreas curriculares disciplinares ou não disciplinares, de enriquecimento curricular ou em qualquer outro ambiente de educação não formal.
Cada ficha inclui propostas de actividades e um conjunto de informação complementar do tema “Mar” (lista bibliográfica sobre vários temas do mar, lista de contactos de instituições ligadas ao mar, lista de museus que abordam o tema mar, etc.) As fichas contêm sugestões e orientações para a realização de actividades, as quais poderão ser desenvolvidas ao longo do ano ou em actividades pontuais, consoante o grau de profundidade que se quiser dar ao tema.
Cada etapa da ficha, desde a motivação até ao produto final inclui um conjunto de sugestões alternativas que permite ao professor adaptar os conteúdos aos objectivos e aquisição de competências que pretende alcançar.
 Inf. via EMAM


 

Pré-Escolar e 1º Ciclo
  2º Ciclo e 3º Ciclo

Brevemente

 - A água dos pólos
 - Animais Marinhos de outros tempos
 - Era uma vez...um grão de areia
 - Quem vive nos oceanos?
 - Tubarões – Proteger e Conservar
 - Come o peixe certo!
 - Um mar de pequenos nadas
 - D. Carlos, O Rei oceanógrafo
 - Mergulhar com a Menina do Mar
 - Vamos vestir o mar
 - A arte e o mar!
 - Mar de palavras  

 - As Profissões Ligadas ao Mar
 - As nossas embarcações
 - Um mar de pequenos nadas
 - Vamos adoptar o Oceano Atlântico
 - Clube de cientistas
 - Ver a praia com outros olhos
 - Desportos náuticos
 - ROV's - robots submarinos
 - Vamos vestir o mar

 - Mar de sabores
 - Economia do Mar
 - A energia do nosso Mar






Semana da Leitura 2013 - «O Mar»

Este ano, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propõe que a  7.ª edição da Semana da Leitura preste a devida homenagem aoMar e o nosso Agrupamento, como já vem sendo hábito, irá, com toda a certeza, corresponder às expe[c]tativas ! ;)





«Dando continuidade ao entusiasmo coletivo na promoção dos hábitos e das competências de leitura, propõe-se que, na sua 7ª edição, a Semana da Leitura se centre no tema «O Mar». A fim de contribuir para uma atempada planificação do trabalho a desenvolver pelas escolas no ano letivo 2012/13, cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada poderá, em função do seu projeto educativo e do contexto em que se insere, promover atividades que, a partir de leituras diversas, abordem questões atuais e transversais relacionadas com este tema, de forma contextualizada e significativa para a população escolar e para as comunidades em geral, constituindo-se como um contributo para a consolidação de conhecimentos gerais e específicos, para a troca de experiências de leituras e para o enriquecimento cultural global.» in http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21#
Com o objetivo de promover os hábitos e as competências de leitura das crianças e jovens, o PNL propõe que, na sua 7ª edição, "a Semana da Leitura se centre no tema «O Mar». A fim de contribuir para uma atempada planificação do trabalho a desenvolver pelas escolas no ano letivo 2012/13, cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada poderá, em função do seu projeto educativo e do contexto em que se insere, promover atividades que, a partir de leituras diversas, abordem questões atuais e transversais relacionadas com este tema, de forma contextualizada e significativa para a população escolar e para as comunidades em geral, constituindo-se como um contributo para a consolidação de conhecimentos gerais e específicos, para a troca de experiências de leituras e para o enriquecimento cultural global."

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Saramago: uma história de 90 anos

Caminho-Leya, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a  Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação José Saramago, lançou o concurso Saramago: uma história de 90 anos,  outra iniciativa para assinalar os 90 anos do nascimento de José Saramago.

Alunos do secundário e docentes dos vários níveis de ensino, que gostem de escrever e criar através da escrita, podem candidatar-se com textos inspirados na vida e obra de José Saramago. A apresentação é obrigatoriamente em formato digital, com possibilidade de enriquecimento do texto através de conteúdos multimédia. Admitem-se participações individuais e de grupo. O concurso termina a 11 de março 2013.