sábado, 10 de dezembro de 2016

Direitos Humanos: o pilar da formação em cidadania - Sessão no Fórum Lisboa


No âmbito do projeto, destinado às crianças e jovens do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, "Direitos Humanos: O pilar da formação em cidadania", decorreu no Fórum Lisboa, dia 9 de dezembro, a sessão de encerramento, onde estiveram expostos os trabalhos dos alunos das escolas participantes. O nosso agrupamento participou com os trabalhos realizados pelos alunos das turmas 4ºb (Escola Eurico Gonçalves), 6ºB e 7ºB (Escola Professor Lindley Cintra).
Assistiram a esta sessão as turmas 4ºb e 6º B e dois alunos da turma 7ºB, que se deslocaram num autocarro cedido pela Junta de Freguesia do Lumiar.


Após as intervenções de Catarina Albergaria, Vereadora do Pelouro da Educação da CML, José Afonso, Vereador do Pelouro dos Direitos Sociais da CML, Rute Delgado, Departamento de Educação da CML, Filomena António, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Pedro Delgado Alves, Deputado da AR e presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Thomas Stelzer, Embaixador dos Direitos Humanos para a Europa, Embaixador da República da Áustria em Portugal, seguiu-se a entrega de prémios e brindes e um espectáculo de declamação de poesia e de canções por José Fanha e Daniel Completo.
Assistiram a esta sessão as turmas 4ºb e 6º B e dois alunos da turma 7ºB, que se deslocaram num autocarro cedido pela Junta de Freguesia do Lumiar. Acompanharam os alunos as professoras Sónia Rijo, Isabel Cunha, a auxiliar D.ª Aurora e a professora bibliotecária Florbela Machado.
Agradecemos a participação e empenho dos professores envolvidos no projeto e da professora Ilusinda.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Direitos Humanos: O pilar da formação em cidadania


O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra respondeu ao desafio proposto pela CML, aos alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, participando com uma turma de cada nível de ensino, 4ºb da Escola Eurico Gonçalves, 6ºB e 7º B da Escola Professor Lindley Cintra.
Após a apresentação do projeto "Direitos Humanos: o pilar da formação em cidadania" e de uma sessão de desenvolvimento do tema, os alunos realizaram os trabalhos aqui se apresentam.
Parabéns a todos! 
Serão com toda a certeza excelentes cidadãos, defensores e respeitadores dos Direitos Humanos.
Agradecemos a colaboração e empenho dos professores: Sónia Rijo, Isabel Cunha, Paulo Vicente e Maria João Oliveira.

Concurso Nacional de Leitura

O Agrupamento de Escolas Prof. Lindley Cintra participa mais uma vez no Concurso Nacional de Leitura, este ano na sua 11ª edição, e a biblioteca escolar deseja a todos os participantes uma excelente leitura. Eis as obras que os alunos deverão ler nesta primeira fase:




Alunos do 3º ciclo

A Abóboda, de Alexandre Herculano


Alunos do Secundário

 Se isto é um homem, de Primo Levi                                   



http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&op=regulamento&tipo=1&concurso=99

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Exposição sobre os Romanos


Está patente na biblioteca uma exposição sobre os Romanos que te irá ajudar a aprender melhor e reforçar o teu estudo sobre a presença dos Romanos na Península Ibérica. 
Preparamos um desafio: encontrar os erros numa imagens que "retrata" os Romanos. Será atribuído um prémio aos participantes que detetarem corretamente todos os erros.
Selecionámos livros para que possas aprofundares mais este tema. Vem conhecê-los!



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

As comunidades agropastoris

O Gonçalo Caetano realizou uma maquete mostrando como viviam as comunidades agropastoris na Península Ibérica, que se encontra exposta na biblioteca. A maior parte das casas destas comunidades eram redondas, com paredes de pedra e cobertas de colmo. dedicavam-se à agricultura e à pastorícia. Também conheciam a olaria, a cestaria e a tecelagem.
Parabéns pelo excelente trabalho!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Jogo "Mexer e comer é crescer"


Os alunos da turma 2ºB da Escola Eurico Gonçalves que participam no projeto Feios mas saborosos jogaram esta manhã o jogo "Mexer e comer é crescer", sobre alimentação saudável, consumo de fruta e desperdício alimentar.

Este projeto, uma iniciativa da CML, tem como principais objetivos a educação e sensibilização do público mais jovem para a criatividade, criação artística, bem como para um consumo sustentável e estimular para práticas de alimentação saudável, consumo de frutas e legumes, com vista a uma redução do desperdício alimentar.

Foi um dia muito animado e uma agradável forma de aprender.