sexta-feira, 9 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontro com o escritor Delmar Gonçalves na Escola Secundária do Lumiar


A Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar recebeu o poeta e escritor Delmar Gonçalves, no dia 8 de março. Muitos quiseram participar, sendo necessárias duas sessões.
A todos conseguiu cativar com as suas reflexões, os seus poemas e o seu exemplo de vida. No final foi muito aplaudido.
Eis a lista das turmas e dos professores que as acompanharam: 9ºD, Vasco Lopes, 11ºB, Maria João Raposo, 9ºF, Jesuína Costa, 7ºB, Maria José Coelho, 11ºG (Téc.Secretariado), Célia Bernardo e 10ºC, Ivone. Agradecemos a todos o interesse demonstrado!
Deixamos também aqui um agradecimento especial às professoras Helena Justino e Conceição Coelho pelo apoio prestado neste evento.

Encontro com a escritora Teresa Lopes Vieira



No Dia da Mulher, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar teve o prazer de receber a escritora Teresa Lopes Vieira, que a todos encantou com as suas descrições, peripécias e pontos de vista.
Participaram nesta sessão de Encontro com Escritores as turmas: 9ºA, 9ºC, 10ºC (Humanidades) e 10ºF(Turismo), acompanhadas pelas professoras: Teresinha, Carla Nunes e Rosa Sousa. Agradecemos a todos o interesse demonstrado!

8 de Março

‎8 de Março - "Dia Internacional da Mulher"
Neste dia, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, que recebiam um terço do salário dos homens, entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Os direitos da mulher em Portugal

8 de Março - Dia internacional da mulher

quarta-feira, 7 de março de 2012

Book - para conhecer e aprender a usar um livro

Convite - Encontro com Escritores - 8 de Março


A Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar tem o prazer de convidar a comunidade educativa para uma sessão de Encontros com Escritores, com o poeta e escritor Delmar Gonçalves, no dia 8 de março, pelas 16 horas.
Podem consultar o seu perfil no facebook.

Convite - Encontro com Escritores - 8 de Março


A Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar recebe a escritora Teresa Lopes Vieira pelas 10 horas.
Vem conhecer esta jovem escritora!
Estão todos convidados!
Entretanto podem consultar o seu blogue e o seu perfil no facebook.

Visão Júnior de Março

A revista Visão Júnior de Março já está disponível na Biblioteca Escolar da E.B.2,3 Professor Lindley Cintra.
Concursos: desafios de Matemática, fingerskates, Lendas de África...

Artigos interessantes: como melhorar as notas, entrevista a Sérgio Godinho, viagem ao mundo da fantasia, animais que vivem em família, finderboarding... E muito mais!

Apresentação da Livraria Crescer a Ler

Nos dias 5 e 6 de Março, na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Professor Lindley Cintra, a animadora Madalena apresentou a Livraria Crescer a Ler e contou uma história aos alunos das turmas 1ºB, 1º D, 2ºD , 3ºA, 5ºB, 5ºE, 6ºG e AE 2ºano. Gostaram tanto que queriam mais...
Agradecemos à Madalena e aos professores que colaboraram com a atividade: Cristina Simão, Ana Luísa, Filipe Vagos, Eugénia Rebelo, Anabela Rodrigues, Carla Delfino, Ana Marques e Magda Coelho.

terça-feira, 6 de março de 2012

Venda de livros da livraria Crescer a Ler

A Raízes (Associação de Apoio à criança e ao jovem) abriu em Novembro a Livraria Crescer a Ler dedicada essencialmente a livros infanto-juvenis e atividades educativas.
Na semana da leitura, os livros da Crescer a Ler vão estar à venda no nosso agrupamento:
dia 5 na EB 2,3 Professor Lindley Cintra, dia 6 na EB1 nº31 e dia 7 no Jardim Infantil do Lumiar.

Alerta! Ler é perigoso?

Momento de Leitura em simultâneo em todo o Agrupamento

Na sala de professores da E.B. 2,3 Professor Lindley Cintra e da Escola Secundária do lumiar, os professores encontraram vários livros, como sugestão de leitura, para que às 10h05 todos partilhassem o Momento de Leitura em simultâneo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Um livro para não leitores

Comemoração do nascimento do professor Lindley Cintra


Luís Filipe Lindley Cintra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luís Filipe Lindley Cintra Com L • GC IP (Lisboa, 5 de março de 1925 — Sesimbra, 18 de agosto de 1991) foi um dos mais importantes filólogos e linguistas portugueses.

Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 1951, onde se licenciou e doutorou em Filologia Românica, teve um importante papel na orientação de investigadores e docentes, tendo também criado o Departamento de Linguística Geral e Românica e reformado o Centro de Estudos Filológicos, a partir de 1975, rebaptizado como Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Lindley Cintra é incontestavelmente um nome de referência para o estudo e ensino da língua portuguesa, com uma actividade intelectual e científica que permanece como legado em suas numerosas obras.

Semana da Leitura - de 5 a 9 de Março