sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia do Agrupamento na Biblioteca Escolar

Comemorando o Dia do Agrupamento, a biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra esteve aberta à comunidade, para que todos pudessem visitar a exposição de trabalhos dos alunos: Pela Cidade Fora, A Fada Oriana, A Nau Catrineta, A Bela Infanta.
O peddy-paper trouxe à biblioteca os alunos de 7º ano, que aqui tiveram que responder a três desafios:
Que atividades se podem desenvolver na biblioteca?
Qual a cor que identifica os livros de desporto?
Existem na biblioteca exemplares da obra "A cidadania explicada às crianças... e aos outros"?


Do meio-dia às 13 horas, desenrolou-se uma atividade em kahoot, que entusiasmou os participantes, testando os seus conhecimentos sobre a biblioteca.


A biblioteca esteve também presente no exterior. Com os grupos de Português e Inglês disponibilizaram-se doces, leituras e videos, junto ao estendal de poesia. Seguiu-se a dramatização de uma sessão judicial na Idade Média do grupo de História e Geografia de Portugal. 



Livros e poemas doces no Dia do AE



A biblioteca escolar da Secundária esteve representada na banca do Português (Grupo 300), com variadas sugestões de leituras/empréstimos de livros para estas férias. Foram cerca de 60 títulos postos à disposição de quem passava, escolhidos a partir do tema do AE para este ano letivo: "Uma escola com valor, uma escola de valores". As obras foram selecionadas tendo em conta públicos-alvo distintos, temáticas e áreas diversas, procurando-se assim promover a leitura num contexto diferente do habitual.
Além disso, no meio dos mimos gastronómicos do grupo de Português, havia poemas, excertos, cartões sobre valores e autores de literatura portuguesa... Quem passava lia em voz alta e em troca recebia um doce. Se as leituras foram muitas e boas?... Bem, a comida era muita e desapareceu a olhos vistos.

Foi também feita na biblioteca a entrega dos prémios do concurso literário do AE, subordinado ao título "O rapaz que prendeu o vento", aos alunos de 2º e 3º ciclos e do Secundário, como reconhecimento não só pelos participantes premiados mas por todos os envolvidos no concurso.


Semana da Leitura na ESL

Foi uma semana em cheio, cheia de leituras e boas surpresas, a que se comemorou na biblioteca da Escola Secundária do Lumiar, entre 27 e 31 de março.

18 turmas de EB e do ES, da EB1 Quinta dos Frades e as crianças das 4 salas do Jardim Infantil do Lumiar, bem como professores e educadores, participaram nas inúmeras atividades organizadas pela BE.

Numa parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar, recebemos o poeta José Fanha, que preparou especialmente para a ocasião um encontro em que leitura, poesia e valores andaram de mãos dadas. A turma 10ºA, que teve a oferta o livro do escritor "A minha cidade é feita de luz", no âmbito do projeto da EMEL/CML "Pela cidade fora", quis dedicar-lhe um poema coletivo, feito na disciplina de Português, declamando-o publicamente.
De poesia fez-se tambémo espetáculo intimista sobre as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen, feito em parceria com a profª João Oliveira e o Prof. Davoud Gorbanzadeh. As sessões, ditas em português e em persa, permitiram ainda aos alunos e professores um momento de diálogo sobre multiculturalidade, literatura e o percurso pessoal do professor iraniano, que escolheu Portugal para viver.
Outros alunos/turmas, com a orientação de professores, foram os grandes dinamizadores de sessões de apresentação de trabalhos e de leitura. O 12ºB elucidou-nos sobre "Conflitos Regionais", pesquisa desenvolvida na disciplina de Geografia, e recebeu a bela surpresa da colega do 9ºF, Carolina Alves: a declamação do poema "Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya", de Jorge de Sena. Os 12º A e C defrontaram-se numa pacífica battle poética, com poemas originais (feitos no âmbito do concurso "Faça lá um poema!") e textos de autores portugueses que a BE selecionou. E houve ainda música, com a canção que o aluno Ronaldo Gonçalves fez sobre o mote/tema deste ano do concurso literário do AE, "O rapaz que prendeu o vento".
Muitas foram as outras iniciativas: o espetáculo dos contadores de histórias Ana Isabel Gonçalves e Sebastião Antunes, Histórias de amores e desamores; a projeção comentada de vídeo-poemas em língua portuguesa; a sessão de cinema "O clube dos poetas mortos"; o estendal de poesia/exposição dos poemas concorrentes ao "Faça lá um poema!"; as rifas poéticas que os utentes foram tirando, e lendo, ao longo da semana; o momento de leitura em simultâneo no AE, com a promoção e empréstimo de títulos da BE; A escola vai à Escola, com a visita de alunos da EB1 e das crianças do JIL, que se aventuraram numa pesquisa livre pelos livros enormes da biblioteca e ofereceram belíssimos desenhos para o estendal, e ainda a leitura em voz alta da carta que os alunos da turma 3ºA, da EB1 Quinta dos Frades, receberam da diretora do Museu das Comunicações, integrada no projeto de parceria "Na volta do correio".

A equipa da biblioteca da ESL agradece a todos, parceiros, convidados, alunos, professores, educadores e auxiliares a participação e colaboração nesta semana sempre a ler!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Os ovos misteriosos


Ao longo da Semana da Leitura os alunos da Escola Quinta dos Frades, depois de lerem e ouvirem a história "Os ovos misteriosos", ilustraram-na utilizando diversos materiais, produzindo um livro. Todas as turmas deram o seu contribuo e ficou um livro muito engraçado.
A professora Carla Ferreira realizou um livro digital a partir do trabalho realizado.
Podem consultá-lo clicando na imagem abaixo ou usando o link https://en.calameo.com/read/000279640a9b4489d640b
Parabéns pelo trabalho realizado!

Dia da Ciência a ler +

O livro de David Marçal, investigador 
convidado a falar sobre Ciência
A biblioteca escolar juntou-se à celebração do Dia da Ciência, assinalado a 3 de abril, promovendo alguns títulos da coleção. 
O Dia foi comemorado na Escola Secundária do Lumiar pelos grupos de Ciências Naturais e de Física e Química, com um conjunto de atividades experimentais, lúdicas e formativas, desenvolvidas pelos professores em conjunto com os alunos.

O conjunto de títulos/sugestões de leituras estará patente na BE até ao início do 3º período. 

Os + da Biblioteca

Eis os + relativos ao mês de março!

OS LEITORES +

Emerenciana Gama, 10º C (4 livros requisitados)

OS LIVROS +

Memorial do Convento, José Saramago (3)
O Diário de Anne Frank, Anne Frank (3)