sábado, 12 de janeiro de 2013

Concurso "Onde te leva a imaginação?"



O  concurso « Onde te leva a imaginação? », uma parceria entre os CTT e o Plano Nacional de Leitura, premeia a criatividade e a compreensão dos alunos do Pré-escolar e dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Este ano o tema é «As profissões dos CTT» ou seja, o concurso vai dar a conhecer às crianças/alunos algumas das funções e tarefas chave na atividade dos CTT. Vai valorizar um conjunto vasto de profissões cujo trabalho é fundamental para que, por exemplo, uma simples carta chegue ao seu destino.
Neste concurso existem duas atividades:
 − Onde leva um selo?
   Prova de desenho
  ( Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico )
Onde te leva a leitura?
  Redação e desenho
  ( Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)

Calendarização:
Inscrição das escolas

Até 1 fevereiro
Consulta das inscrições
http://miúdos.irrequietos.com
8 fevereiro
Atividade CTT
“Onde te leva o selo”
5 de abril
Atividade PNL
“Onde te leva a leitura”
3 de maio

Serão enviados para as escolas os materiais, incluindo fichas de atividades, destinados aos docentes com turmas inscritas.
Prémios
ESCOLAS – Vouchers meuselo
DOCENTES – Conjunto de livros de prestígio editados pelos CTT
ALUNOS – Kit Selo-Fan + Entrada dupla na Kidzania

Histórias vencedoras do concurso "Conta-nos uma história" em 2011/2012

Histórias vencedoras do concurso "Conta-nos uma história" de 2012


Xô- Rato

6407Esta é história de um ratinho que não gostava de queijo. Vamos conhecer o ratinho e aprender a contar até cinco? Então oiçam com atenção!

Um Menino diferente

A história apresentada é o reconto do livro “Um Menino diferente” de M.ª João Lopo de Carvalho, que serviu de base à integração de uma criança com necessidades educativas especiais.

O malabarista pirata!

6158História de um acidente no circo Fantasia em Perafita, no qual o malabarista ficou temporariamente sem visão no olho direito. Com a ajuda e amizade de todos os colegas conseguiu ser operado e continuar a trabalhar no que mais adorava, o circo.

A Máquina dos Sonhos

A história fala sobre um menino que nunca sonhou, e seus pais decidem construir uma máquina para que ele possa sonhar.

O anão Miga e o dragão Regador

6112Esta história foi criada, escrita e narrada pelos alunos do 3.ºA da Escola EB1 de Silves n.º1. A sua escrita surgiu a partir de oito cartas do jogo “Arca dos Contos”. Do naipe das “Personagens Humanas” foi retirada a carta “Anão” , do naipe das “Personagens Animais” foi retirada a carta “Rato” , do naipe “Espaços” foram usadas duas cartas - “Floresta” e “Ponte” , do naipe “Caracterizações” saiu a carta “À escolha” , do naipe “Objetos Mágicos” foi retirada a carta “Relógio” , do naipe “Ações” saiu a carta “Enfeitiçar” , finalmente, do naipe “Palavras-chave” foi retirada a carta “Sabedoria”. Estes foram os “ingredientes” desta história que envolveu, com um entusiasmo contagiante, alunos e professora. Todas as gravações foram feitas na sala de aula, com os alunos a colaborarem de forma extraordinária, quer como ouvintes, quer como leitores/narradores. Posteriormente, foi acrescentado o ambiente sonoro com a colaboração da professora do apoio educativo.

Um charco com vida

Num lugar seco, vivia uma nuvem que tinha como única companhia um grande buraco seco.Cansada de estar sozinha, um dia,muito triste, chorou, chorou, até adormecer. As sua lágrimas encheram o buraco e nele nasceu um verdadeiro charco com vida, cheio de criaturas, e a nuvem ficou felliz pois nunca mais iria estar sozinha

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Concurso "Conta-nos uma história"



CONTA-NOS UMA HISTÓRIA! – PODCAST NA EDUCAÇÃO


Finalidade: Promover a conceção e o desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo, na educação pré-escolar e no 1º ciclo.
Objectivo: produção de um podcast, utilizando tecnologias de gravação digital áudio e vídeo, a partir da produção colaborativa de um conto ou do reconto de uma história, fábula, conto ou lenda).
Calendarização
Inscrições até 15 de janeiro 
2ª quinzena de janeiro – leitura da obra escolhida e reconto escrito
                                                            ou
                                       Workshop de escrita de um conto
1ª quinzena de fevereiro – ilustração do texto produzido pela turma
2ª quinzena de fevereiro – digitalização do texto e das ilustrações
                                   Gravação da leitura do texto pelos alunos
                                                Produção de podcast
1ª quinzena de Março – envio do material produzido
Divulgação do podcast na Biblioteca Escolar durante a semana da leitura e no blogue da biblioteca.
Entrega dos trabalhos - até 26 de março.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sessão sobre o Síndrome de Asperger


A convite do grupo de Educação Especial, a A.P.S.A. (Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger) desenvolveu hoje, no auditório da EB 2,3 Professor Lindley Cintra, uma ação de sensibilização sobre Síndrome de Asperger. A representante da Associação, Dra Piedade, numa comunicação emotiva, apresentou os objetivos da APSA, o projeto Gaivota, a Casa Grande, as caraterísticas das pessoas com este síndrome, a necessidade de colaboração entre a família e a escola, e de promover a sua autonomia e integração na sociedade. Os aplausos foram bem merecidos!