terça-feira, 8 de março de 2016

Comemoração do Dia da Mulher


Os alunos de 7º ano da professora Célia Carreira preparam cartazes alusivos à temática do Dia da Mulher. Os trabalhos estão expostos na Biblioteca Escolar da Escola Básica Professor Lindley Cintra.


Vidas Suspensas

No Dia Internacional da Mulher, a biblioteca da Escola Secundária agradece à jornalista Rita Montez, da Visão, o livro que nos ofereceu sobre testemunhos de mulheres portuguesas vítimas de violência doméstica.
Vidas Suspensas, uma publicação da Associação Portuguesa das Mulheres Juristas e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, foi lançado ontem, dia 7, e pretende denunciar a violência doméstica e casos que envergonham toda uma sociedade em que os direitos não são iguais para os géneros.
A questão, transversal a todas as idades e classes sociais, não pode passar pela nossa resignação ou sentimento de impotência. Sobretudo se olharmos para os números: na semana passada, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) publicou um relatório sobre o número de mulheres assassinadas em Portugal, vítimas de violência doméstica (2,4 por mês),  e no mês passado um outro estudo, a revelar que 22% dos jovens inquiridos não conseguem reconhecer que estão a ser alvo de violência no namoro.
Este Dia Internacional vem lembrar que é preciso fazer da nossa voz a voz das mulheres que infelizmente não a têm.

Feira do Livro Usado

Até ao próximo dia 18 de março decorre na BE da Secundária uma Feira do Livro Usado, fruto do processo de desbaste da coleção e de ofertas várias.
Podes encontrar muitos livros de diversas áreas a um preço simbólico. Com a tua ajuda, vamos adquirir novos livros para a biblioteca, mais adequados às tuas necessidades escolares e aos teus gostos.