sábado, 11 de fevereiro de 2017

Dia da Internet Mais Segura




A biblioteca da Secundária, em parceria com os professores da disciplina de TIC, promoveu um conjunto de materiais e atividades destinados a assinalar este Dia e a sensibilizar os alunos para uma utilização mais correta da internet.

Quatro turmas de 9º ano estiveram presentes nas sessões "Navegas em segurança?...", com formadores do Instituto Português do Desporto e Juventude, e na dinamização de jogos e atividades feita pela turma do curso profissional PTTC com a profª Vitória Serrano.





Ao longo da semana, as aulas de TIC foram dedicadas à temática e a biblioteca convidou os seus utentes a deixarem uma dica (um conselho ou um alerta) que quisessem passar aos colegas

Um carteiro chamado biblioteca...

No passado dia 6, a diretora do Museu das Comunicações, Cristina Weber, dinamizou duas sessões de esclarecimento e sensibilização sobre correspondência postal com turmas de 3º ano nas escolas de 1º ciclo do nosso agrupamento.
A iniciativa insere-se no projeto "Na volta do correio", de que são responsáveis as professoras bibliotecárias do AE e da EB1 Fernando de Bulhões (AE José Afonso, de Loures) e que ao longo do ano permitirá a alunos de escolas/agrupamentos e regiões diferentes estabelecerem contacto através da escrita e troca de cartas. 
Além do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar (mediadora do processo), o Museu das Comunicações e as professoras das 4 turmas de 3º ano das escolas envolvidas, pretende-se reforçar o papel da BE no apoio ao currículo, aliando a promoção de competências de comunicação ao desenvolvimento de competências sociais e cívicas.
As professoras Filomena Cara d'Anjo (EB1 Eurico Gonçalves), Filipa Mendes (EB1 Quinta dos Frades) e as professoras bibliotecárias acompanharam as atividades, tendo as crianças aprendido como se escreve e envia um postal ou carta. Como o Museu disponibilizou selos e envelopes para o projeto, agora é escrever para conhecer os meninos de Loures... e esperar a volta do correio!


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Segurança na internet

Na aula de Formação para a Cidadania, a turma A do 5º ano foi à biblioteca para uma sessão sobre Segurança na Internet. Depois da exposição e discussão de questões fundamentais para navegar de forma segura na Internet, os alunos testaram os seus conhecimentos, jogando Kahoot. A vencedora respondeu corretamente a todas as questões. Parabéns, Marynunes!


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Internet Segura

Dia 7 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Segura.
Deixamos aqui algumas animações sobre o tema, para aprenderes mais.
Não percas esta semana na biblioteca as atividades, jogos e desafios da Seguranet.