sexta-feira, 10 de março de 2017

Exposição sobre Alimentação



Ao longo da semana de 6 a 10 de março, 2017, as turmas de 6º ano da Escola Professor Lindley Cintra, visitaram a exposição sobre alimentação e vida saudável, patente na biblioteca.

A atividade foi possível graças à colaboração das professoras de Ciências Naturais e a disponibilização dos materiais pela editora Santillana.

Foi uma boa forma dos alunos de 6º ano e os outros utilizadores da biblioteca aprenderem mais sobre alimentação e hábitos saudáveis.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Pistas... à descoberta das civilizações antigas


A história mostra que o mundo não começou hoje e que o nosso presente também se transformará em passado… Preservar a memória, explorar e descobrir o passado, pode ajudar-nos a escolher caminhos do futuro.

Eis o convite lançado pela biblioteca escolar e professores de História, no âmbito de um conjunto de exposições temáticas regulares a que a BE chamou genericamente "Pistas... (à descoberta de)". Desta vez, portanto, lançamos pistas que nos levem a conhecer alguns dos povos e civilizações mais antigos e mais influentes na cultura ocidental.

Pistas... à descoberta das civilizações antigas apresenta trabalhos feitos pelos alunos nas aulas, livros, objetos, materiais informativos vários e atividades que vão do visionamento de filmes à escrita egípcia de nomes próprios. Ao longo desta e da próxima semana, vem daí dar um salto ao passado!

Leituras no feminino


A aluna Svetlana Araújo, do 9ºG,
foi a nossa modelo bibliográfica.
Obrigada pela ajuda à promoção da leitura!

A biblioteca da Secundária convida a comunidade escolar a (re)descobrir títulos, autores, personagens e personalidades no feminino, assinalando assim o Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março.






A visão sobre a mulher ao longo dos tempos, a presença deste tópico na literatura ou mulheres que se notabilizaram em várias áreas são o mote para as sugestões de leitura inspiradas neste Dia.


Vem ver o que selecionámos para ti até à próxima semana!


quarta-feira, 8 de março de 2017

Sessão com José Fanha na Escola Eurico Gonçalves



Os alunos das turmas de 3º ano da Escola Eurico Gonçalves e da Escola Nuno Cordeiro Ferreira receberam hoje a visita do escritor.
José Fanha falou sobre o projeto Pela Cidade Fora, uma parceria da Rede de Bibliotecas Escolas, CML e EMEL e sobre o livro que escreveu para os alunos desta faixa etária, encantando todos.
No final houve uma sessão de autógrafos, que permitiu uma comunicação mais estreita e empática com o escritor.
A sessão decorreu no ginásio da Escola Eurico Gonçalves. Na parede, por detrás do escritor podem ver-se os trabalhos elaborados pelos alunos.
Os alunos estão de parabéns, quer pelos trabalhos elaborados como pelo bom comportamento durante a sessão.
Agradecemos a José Fanha e aos professores envolvidos nesta atividade: Célia Martins, Sónia Felício, Filomena Cara D'Anjo, Pedro, Itália Temudo e Rita Borges.

terça-feira, 7 de março de 2017

Hora do conto - De que cor é um beijinho?


Hoje, dia 7 de março, recebemos os meninos da Sala Vermelha do Jardim de Infância do Lumiar.
Visitaram a biblioteca e escutaram a história de Mónica ou Minimoni que gosta de pintar. Já pintou muitas coisas mas como pintar um beijinho? Depois de muito pensar e pedir ajuda à mãe, Minimoni já sabe como pintar um beijinho e os meninos que ouviram esta história também.
Portaram-se todos muito bem! Parabéns!