quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Hora do Conto na EB Eurico Gonçalves

                                  
No dia 24 de fevereiro, na EB1 Eurico Gonçalves, os alunos do 3.º ano das professoras Isabel Santos e Mónica Vieira participaram numa sessão de Hora do Conto realizada no âmbito do Projeto Mudar o Mundo (MoM). Este projeto da Escola de Voluntariado Pista Mágica tem como objetivo fundamental educar as crianças para a prática do voluntariado como exercício de cidadania.
A voluntária Fátima Duarte começou por conversar com os alunos acerca da temática do voluntariado, tendo, depois, contado a história Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar, escrita por Sónia Fernandes e ilustrada por Pedro Serapicos, que foi seguida com muita atenção e interesse pelos presentes. De seguida, os alunos foram incentivados a refletir sobre o tema do voluntariado, completando a expressão "O voluntário é..." através da escrita e/ou de desenho.


Textos com Sabor


O prato literário que espera por ti à entrada do refeitório da escola apresenta-te desta vez Eça de Queirós. 

Nas suas obras, são frequentes as referências à gastronomia e o romance Os Maias (leitura obrigatória no 11º ano), não é exceção. O famoso episódio do jantar no Hotel Central, no capítulo VI, é uma deliciosa mistura de ingredientes: comida, ironia e crítica social e literária. 

Eça de Queirós na sua casa de Neuilly-Sur-Seine, em França

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Arte e Literatura - Oficina de gravura



No âmbito do projeto Arte e Literatura, os alunos do 9º A, com a professora Isabel Preto, frequentaram uma oficina de gravura. Após uma introdução sobre o conceito e a evolução da gravura, desde a arte rupestre aos nosso dias, Manuel Moreira explicou as técnicas de gravura e a utilização de prensas de sua autoria. Inspirados na leitura da obra de Clarisse Lispector, Felicidade Clandestina, os alunos revelaram-se artistas. Os trabalhos dos alunos encontram-se expostos na Biblioteca Escolar da Escola Professor Lindley Cintra. Não percam!

Exposição de gravuras - 9ºA


No âmbito do projeto Arte e Literatura, os alunos do 9º A, com a professora Isabel Preto, frequentaram uma oficina de gravura. Inspirados na leitura da obra de Clarisse Lispector, Felicidade Clandestina, os alunos revelaram-se artistas. Os seus trabalhos estão expostos na Biblioteca Escolar da Escola Professor Lindley Cintra.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Arte e Literatura - Exposição na Biblioteca


O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra acolheu o projeto Arte e Literatura. Na Biblioteca Escolar da Escola Básica Professor Lindley Cintra está patente, de 23 de fevereiro de 2015 a 9 de março, uma exposição de trabalhos de gravura e respetivas matrizes e algumas serigrafias. No âmbito deste projeto vão ainda realizar-se duas oficinas. Os trabalhos dos alunos aí realizados serão também expostos.