sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Entrega dos prémios Melhor Leitor no Agrupamento de Escolas Professor Li...


Para finalizar a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, procedeu-se à entrega dos prémios Melhor Leitor no ano letivo 2013/14, na Escola Básica Professor Lindley Cintra. Nas fotografias vêem-se os alunos premiados com as atuais professoras de Português.
5ºD - Ana Rita Cruz -36 livros
5ºD - Sara Paquete -20 livros
5ºD - Wilsan Porfírio- 20 livros
6ºH - Liliana Azizava- 69 livros
6ºH - Marta Pires- 47 livros
6ºH - Hugo Caetano -46 livros
7ºA - Kátia Lima- 9 livros
7ºB - Fabiana Nunes -6 livros
Parabéns e que continuem a ser sempre bons leitores.

Sessão sobre a Ajuda Comunitária e Proteção Civil-ECHO



Decorreu no auditório da Escola Secundária do Lumiar, Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, a 31 de outubro de 2014, uma sessão sobre a Ajuda Comunitária e Proteção Civil-ECHO, da Comissão Europeia. Maria João Ralha explicou os propósitos da ECHO e partilhou algumas das suas experiências no sul da Ásia. Os alunos da turma 10ºD ficaram sensibilizados e partilharam no final o seu apoio a estas ações de solidariedade em situações de guerra ou catástrofe natural.

Os nossos agradecimentos à diretora-geral da ECHO e a todos os participantes.

Apresentação do projeto da CE para Ajuda Humanitária e Proteção Civil



No dia 31 de outubro de 2014, a Escola Básica Professor Lindley Cintra, recebeu a diretora-geral para a Ajuda Humanitária e Proteção Civil (ECHO). Maria João Ralha  apresentou os objetivos deste grupo de trabalho e as ações que  desenvolve em situações de catástrofe em todo o mundo. Os alunos estiveram muito atentos, ficaram sensibilizados para as questões de solidariedade e gratos pela sua vivência quotidiana. Maria João Ralha veio acompanhada pelo seu filho que deu apoio técnico e distribuiu canetas a todos os participantes. Obrigada, Lourenço!

Os nossos agradecimentos à conferencista e a todos os que colaboraram com esta excelente iniciativa.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Halloween na Escola Eurico Gonçalves



Comemorou-se o Dia das bruxas na Escola Básica Eurico Gonçalves, no Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra. Os alunos do 2º ano, da professora Manuela Antunes, foram à biblioteca e ouviram a história da bruxa Mimi que a professora Josefa lhes leu, Que grande abóbora!. Todos gostaram e querem voltar para ouvir mais histórias.
Quem quiser pode ler a história aqui.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

III Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis «La Atrevida»

Associação Cultural La Atrevida desafia todas as crianças e adolescentes que tenham entre 8 e 14 anos de idade (até ao fim do prazo da convocatória), para participarem no III Concurso  com textos literários inéditos de tema, formato e extensão livres, escritos em língua portuguesa e que não tenham concorrido anteriormente com esse mesmo texto a qualquer outro concurso.
Os textos enviados poderão estar escritos à mão ou impressos (ilustrados ou não), como livremente o considere o seu autor.
TEMALivre (literariamente possível ou impossível).

PARTICIPANTESPoderão participar no Concurso todas as crianças e adolescentes que tenham entre 8 e 14 anos de idade (até ao fim do prazo da convocatória), com textos literários inéditos de tema, formato e extensão livres, escritos em língua portuguesa e que não tenham concorrido anteriormente com esse mesmo texto a qualquer outro concurso.

CONDIÇÕESAs obras serão assinadas pelo seu autor e deverão ser acompanhadas de uma autorização escrita, de um dos pais, responsáveis legais ou professores (obtida no site da Associação Atrevida), onde se permite a divulgação e utilização das mesmas, de forma gratuita, em toda e qualquer atividade promovida por membros da organização do Concurso. Igualmente, as obras deverão vir acompanhadas de um contacto telefónico e de um endereço de correio eletrónico dos pais ou tutores legais do participante.
DATA DE ENTREGAA data limite para envio ou apresentação das obras será o próximo dia 30 de Dezembro de 2014. Para obras enviadas por correio postal ter-se-á em conta a data do carimbo do selo da empresa transportadora.
 
Download: Regulamento III Concurso (ficheiro em PDF).

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



Excelente ilustração, Marcelino! Parabéns!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Desafios ALEA


Os desafios do ALEA são problemas do dia-a-dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico e Secundário. 
As perguntas de nível I destinam-se aos alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e as perguntas de nível II aos alunos do Ensino Secundário.
Até ao dia 24 de novembro de 2014, podes responder ao Desafio nº 40.

Todos os alunos que responderem corretamente ficam habilitados a um prémio.

http://www.alea.pt/html/desafios/html/desafios.html