sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Projeto Escola-Família - sessão de promoção da leitura



Decorreu nas instalações da Escola Professor Lindley Cintra uma sessão de promoção de leitura, integrada no Projeto Escola-Família. A dinamização da sessão esteve a cargo das professores Elvira Figueiredo, Brígida Diogo e Isabel Cunha.
A parte final da sessão decorreu na Biblioteca Escolar, para que os Encarregados de Educação e outros familiares a conhecessem. Os alunos ajudaram a professora bibliotecária a apresentar a biblioteca. Todos aproveitaram para requisitar livros.
Boas leituras!

Richard Towers na EB1 Eurico Gonçalves



Richard Towers proporcionou a todos os alunos da Escola Básica Eurico Gonçalves, uma sessão de Encontro com Escritores, apresentando o seu livro-objeto Sinfonia do Tempo.  As sessões foram muito dinâmicas, já que o autor é escritor, ilustrador e músico, conseguindo cativar plenamente a plateia.
Foi uma festa! Obrigada Richard Towers!
Agradecemos a participação dos meninos e o envolvimento de professores e auxiliares.
Ficamos todos à espera de novos livros e novas sessões!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sessão de leitura na biblioteca

A biblioteca escolar dinamizou hoje, quinta-feira, uma sessão de leitura para a turma 2ºB da EB1 Eurico Gonçalves. 
Acompanhadas pela professora Filomena Cara d'Anjo, as crianças ouviram dois textos do livro "O Têpluquê e outras histórias", de Manuel António Pina. A leitura esteve a cargo da professora bibliotecária e da professora Carmo Correia, que quiseram estimular o prazer da leitura com um livro das Metas Curriculares do 2º ano do Ensino Básico. Os alunos pediram o livro, e levaram alguns exemplares para lerem em sala de aula. 

Exposição sobre os Muçulmanos

O grupo de História e Geografia de Portugal, em parceria com a Biblioteca Escolar, promove mais uma exposição temática. O tema é a cultura muçulmana e a sua influência na Península Ibérica. Para aprofundares os teus conhecimentos sobre este assunto, a biblioteca sugere-se alguns documentos que se encontram em destaque.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dia de São Valentim, Valentine's Day ou Saint Valentin

Dia de São Valentim, Valentine's Day ou Saint Valentin: o amor andou no ar!
A caixa de correio transbordou com tantas mensagens de amor....


Postais de S. Valentim

Obrigado ao fotógrafo
Pedro Rodrigues, do 8º D!

O amor anda no ar e nos 
fantásticos postais que os alunos fizeram no âmbito das disciplinas de Inglês e Francês,
a propósito do Dia dos Namorados. 

Podes vê-los durante esta semana na biblioteca da Escola Secundária, bem como à entrada, junto à sala de professores. 




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Encontro com Richard Towers

É um relógio? É um livro? É um livro objeto!

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra promoveu vários momentos de Encontro com Escritores, com o autor Richard Towers, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2016. As imagens retratam a sessão com alunos da Escola Quinta dos Frades.

Richard Towers apresentou a Sinfonia do Tempo. Rapidamente as personagens da banda de Gururock tornaram-se amigos dos meninos presentes e Richard Towers acompanhou todos numa viagem pelo tempo, ao encontro de Beethoven.

Foi uma animação! Os meninos adoraram a narrativa, leram alguns excertos, cantaram, tocaram o Hino da Alegria e marcaram o ritmo com palmas. Foi uma festa!

Obrigada, Richard Towers! Estamos à espera do novo livro-objeto!

Os nossos agradecimentos também a todos os que colaboraram com esta iniciativa, tornaram possível a sua realização e contribuíram para o seu êxito.


Sessão de 15 de fevereiro, com as turmas 2ºA, 2ºB, 4ºA e 4ºC da Escola Quinta dos Frades


Sessão de 16 de fevereiro, com as turmas 3ºA, 3ºB, 3ºC e 4ºB da Escola Quinta dos Frades

DESTAQUES DA SECUNDÁRIA- 2ª quinzena de fevereiro


               




Dicionário de Erros Frequentes da Língua, Manuel Monteiro, Soregra
O Homem de Sampetersburgo, Ken Follett, Bertrand Editora
Malinche, Laura Esquivel, Asa
Leviatã, Scott Westerfeld, Vogais
Os Espiões de Gedeão, Gordon Thomas, Prefácio

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Richard Towers na Escola Professor Lindley Cintra

Dia 15 de fevereiro de 2016, recebemos Richard Towers, criador de livros-objeto, no auditório da Escola Professor Lindley Cintra. O autor, escritor, ilustrador e músico apresentou aos alunos de 5º e 6º ano o seu último livro-objeto Sinfonia do Tempo.
Todos adoraram! Foi uma manhã muito animada! Foi uma festa!

1ª sessão



2ª sessão 


3ª sessão

Sessões de "Sinfonia do tempo"

Dias 15 e 16 de fevereiro, vamos receber o autor, escritor e ilustrador, do livro-objeto "Sinfonia do tempo", Richard Towers. Eis o quadro das sessões:




Gururock na biblioteca escolar

Na passada quinta-feira, a turma 2º B e a professora Filomena passaram a tarde na biblioteca da EB1 Eurico Gonçalves. Depois de verem como está organizado o espaço, as crianças escolheram e leram livros, falaram sobre eles e a importância de ler. Apresentou-se ainda o livro "A Sinfonia do Tempo", que o escritor Richard Towers trará à escola no próximo dia 16. 
Na sexta-feira, também as turmas de 1º ano foram à biblioteca com as professoras Célia e Margarida aprender a música de Gururock, o herói deste livro, que podes conhecer aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=C_K5Nld2F0g