sexta-feira, 22 de abril de 2016

Projeto "Onde estava a tua escola no 25 de Abril?"

No âmbito do projeto "Onde estava a tua escola no 25 de Abril?", as turmas 4ºA da Escola Quinta dos Frades e as turmas 6ºA e 6ºE realizaram alguns trabalhos que estarão expostos no Parque Eduardo VII, até ao dia 28 de abril.
Agradecemos a colaboração dos professores: Carlota Martins, Julieta Mendes, Anabela Fernandes, Cristina Correia e António Penetra.







23 de Abril - Dia Mundial do Livro




No dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Fica aqui o convite para conheceres melhor a história do livro, desde o protolivro ao livro eletrónico. 

Clica em  História do Livro.
              

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Hora do Conto "O Tesouro"




No dia 21 de abril, a professora Josefa Carvalho, voluntária da leitura, visitou a turma 3ºA, da Escola Quinta dos Frades e dinamizou uma Hora do Conto. A sessão teve por base o livro de António Pina, O Tesouro.

Com o 25 de Abril tão perto, espero que todos tenham gostado de descobrir a importância deste tesouro.




A revolução dos cravos - 25 de Abril




As turmas 4º A, 6º A e 6º E estão a preparam trabalhos para o projeto
"Onde estava a tua escola no 25 de Abril?". 


Para os ajudar a compreender melhor este tema, apresentamos um questionário online. 


Clica em  25 de Abril de 1974 e experimenta este quizz.

Diverte-te a resolver o puzzle do cartaz.

Vais gostar!



quarta-feira, 20 de abril de 2016

Onde estava a tua escola no 25 de Abril de 1974?



Respondendo ao desafio da Câmara Municipal de Lisboa, o projeto "Onde estava a tua escola no 25 de Abril de 1974?", a biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, organizou uma sessão À conversa com... Conceição Nunes, em parceria com a professora Julieta Mendes.

A professora Conceição relatou a sua experiência como aluna e como professora, nas escolas anteriores ao 25 de Abril de 1974 e a sua posterior alteração. A sessão foi acompanhada de fotografias e alguns objetos que marcaram as escolas no Estado Novo: ardósia, palmatória, livros escolares...

Os alunos das turmas 6ºA e 6ºE e os professores que os acompanharam acolheram bem esta proposta de viagem no tempo recente da nossa história.

A Beatriz sentiu muito orgulho da avó.

Obrigada, professora Conceição! Volte sempre!

Exposição "Viagem ao Centro da Terra"


Decorre na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, a exposição Viagem ao Centro da Terra, organizada pelo grupo de Ciências Naturais e Matemática é dirigida aos alunos de 5º, 6º e 7º ano.
 Os cartazes informativos, o filme disponível e os livros selecionados pela biblioteca vão levar-te a aprender mais, nesta viagem ao centro da Terra.  

               
       




terça-feira, 19 de abril de 2016

Viajar por Portugal na biblioteca

Os alunos de PTT3, turma do curso profissional de Turismo, estiveram na biblioteca da Secundária para apresentar publicamente os itinerários turísticos que criaram a partir da leitura de excertos do livro Viagem a Portugal, de José Saramago.

Esta apresentação foi o culminar de um trabalho colaborativo entre os professores José Peixoto, Maria João Oliveira e a bibliotecária, no sentido de promover a leitura e a pesquisa/seleção de informação, aliando os recursos da biblioteca a conteúdos programáticos.
Os seis percursos agora apresentados, que vão do norte ao sul do país, procuraram explorar aspetos turísticos menos conhecidos e foram oferecidos pela turma à biblioteca como recurso educativo digital ao serviço de todos. A equipa da biblioteca agradece aos alunos os fantásticos trabalhos e convida a uma viagem pelo país à boleia do PTT3!