sábado, 19 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 - Faça lá um poema!



Estão expostos na Biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, os poemas selecionados para representar o agrupamento no Concurso Faça lá um poema 2016 e poemas dos alunos desta escola. Esperamos editar brevemente um ebook com os trabalhos dos nossos poetas.
Parabéns a todos!


sexta-feira, 18 de março de 2016

Sessão de Curtas metragens na Biblioteca da Escola Prof. Lindley Cintra



Durante a manhã de 18 de março de 2016, decorreu na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra uma sessão de curtas metragens, desenvolvendo a temática da Semana da Leitura, Elos de Leitura, sobre tolerância, boa convivênciaaceitação do outro, inclusãopartilha e colaboração.
Se não tiveste oportunidade, ou se quiser rever essas curtas metragens, basta clicares nas palavras sublinhadas.

Dia do Agrupamento - 750 anos do Lumiar



O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra promoveu a 18 de março de 2016, um dia de escola aberta à comunidade com o tema 750 anos do Lumiar.

Dramatizaram-se alguns quadros históricos da época da formação da paróquia do Lumiar. Não faltou a música, ervas para todos os males, legumes, pão e frutas...

Compareceram o rei e a rainha (D.Afonso III e D. Beatriz), nobres, gente do povo, mercadores, padeiras, jograis, monges, leprosos...

O sr. Presidente da Junta, Pedro Delgado Alves, brindou-nos com a sua presença e apreciou o desempenho dos pequenos atores.

Spelling Contest na biblioteca



No dia 18 de março de 2016, decorreu, na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, um concurso de soletração, Spelling contest, organizado pelas professoras de Inglês. O vencedor do 5º ano foi Carlos Pinto. No sexto ano, venceu a aluna Karolina Juzwin. Muitos parabéns!  Mas todos os participantes estão também de parabéns porque se esforçaram e tiveram um bom desempenho.

Estendal de poesia

Os alunos de 2º ciclo, orientados pelas professoras de Português, montaram um grande estendal de poesia na Escola Professor Lindley Cintra.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Semana da Leitura - Hora do conto na EB1 Quinta dos Frades








Na Semana da Leitura, dia 17 de março, a professora Josefa Carvalho foi contar a história Os três bandidos aos meninos do 2ºA, da professora Filipa. Os meninos adoraram o livro de Tomi Ungerer e descobrir a história dos malfeitores que vão mudar de rumo ao conhecer uma menina órfã.





No mesmo dia, a professora Josefa Carvalho apresentou a história Um ladrão debaixo da cama aos alunos do 4ºA, da professora Carlota. Os meninos adoraram o livro de Alice Vieira, que deu nova vida a este conto tradicional.

Obrigada, professora Josefa, por mais uma excelente Hora do Conto!

Semana da Leitura - sessões de cinema

Ao longo da semana, como uma forma para abordar a temática da Semana da leitura, Elos de leitura, os alunos de 2º ciclo visionaram e debateram os filmes: Formiga Z (Ant Z) e Altamente (Up).



Sinopse:
Z é uma formiga obreira que questiona o funcionamento do formigueiro. Conseguirá opor-se ao General Mandíbula e formar uma nova sociedade.

Sinopse:
Um viúvo de 78 anos e um jovem escuteiro envolvem-se numa aventura  e refletem sobre o que é mais importante na vida.

Semana da Leitura - sessões de cinema - Persépolis



Ao longo da semana, como uma forma para abordar a temática da Semana da leitura, Elos de leitura, os alunos de 7º ano visionaram e debateram o filme de animação Persépolis.
Marjane, de oito anos, pensa no futuro, sonhando ser profeta salvadora do mundo. Acarinhada por pais modernos e cultos, acompanha com exaltação os acontecimentos que irão conduzir à revolução e provocar a queda do regime do Xá. Com a implantação da República islâmica, tem início o tempo dos "comissários da revolução" que controlam indumentárias e comportamentos. Marjane, obrigada a usar véu, sonha agora ser revolucionária. No entanto, a sua língua bem afiada e a sua rebeldia tornam-se problemáticas. Enviada para Viena pelos pais, Marjane vive, aos catorze anos, a sua segunda revolução: a adolescência, a liberdade, as vertigens do amor, mas também o exílio, a solidão e a diferença.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Semana da Leitura, 2016 - Leituras partilhadas



Uma das atividades da Semana da leitura, 2016, dos alunos da Escola Professor Lindley Cintra foram as sessões de Leitura Partilhada. Os alunos escolher poemas e pequenos textos da sua autoria ou de outros autores e apresentaram-nos. As sessões decorreram no dia 16 de março, no auditório da escola. Agradecemos o empenhamento da professora Célia Bernardo e dos alunos do 7º C e 7ºD.

Boas leituras!

terça-feira, 15 de março de 2016

Como se faz um livro



A Editora Raiz proporcionou aos alunos da Escola Básica Professor Lindley Cintra, sessões sobre Como se faz um livro. A atividade, integrada na Semana da Leitura de 2016, envolveu as turmas 5ºB, 5ºE, 5º C, 5º F e 5º D, acompanhadas pelos professores Isabel Cunha, Miguel, Brígida Diogo e Anabela Verde.

Os meninos ficaram a conhecer os intervenientes na feitura de um livro, fizeram um exercício de revisão ortográfica e criaram uma história a partir de "O avental das histórias". Adoraram!
Obrigada, Sandra, por esta manhã tão intensa e inspiradora!

Sara Rodrigues- a escritora e os livros na EB1 Eurico Gonçalves

A acompanhar as sessões de leitura e apresentação de livros de Sara Rodrigues, que se realizam amanhã, a partir das 9h, na EB1 EG, 
decorre até sexta-feira uma Feira do Livro de títulos da autora. 

A iniciativa, que se insere na Semana da Leitura, é uma excelente oportunidade para se ler, conhecer a escritora, comprar um livro e para se conseguir um autógrafo!


Hora do Conto na EB1 Quinta dos Frades

A professora Josefa Carvalho foi contar a história Os três bandidos aos meninos das turmas 2ºB e 3ºA, da professora Fátima Magro e do professor Ricardo Patrocínio, atividade integrada na Semana da Leitura. Os meninos adoraram o livro de Tomi Ungerer e descobrir a história dos malfeitores que vão mudar de rumo ao conhecer uma menina órfã.
Obrigada, professora Josefa, por mais uma excelente Hora do Conto!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Encontro com André Fernandes

Na abertura da Semana da Leitura, a biblioteca da Secundária recebeu hoje de manhã o autor André Fernandes, que quis partilhar connosco a história pessoal que conta no livro Tia Guida. A sua experiência com a doença de um familiar, a sua mensagem de esperança, a aprendizagem da aceitação e da glorificação da vida e da força do amor foram os elos que naturalmente se estabeleceram entre o autor e o público. Os alunos das turmas 10ºD e 11ºA beberam cada uma das inspiradoras palavras, puseram questões, quiseram trocar ideias... Obrigada a todos os participantes por um momento tão especial de reflexão em conjunto.
Sobraram poucos livros, mas mantêm-se na BE até ao final da semana para aquisição. Podes também saber mais sobre esta história tão singular em https://www.facebook.com/TiaGuida ou em

domingo, 13 de março de 2016

Semana da Leitura - Elos de Leitura

Semana da Leitura – Elos de Leitura

De 14 a 18 de março de 2016

 .“Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.” http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21

 Atividades da Semana de Leitura
Indo ao encontro dos objetivos do PEA (desenvolver a articulação entre todos os estabelecimentos e o espírito de agrupamento) e do PNL (envolvimento de todos os intervenientes escolares no desenvolvimento da literacia da informação e dos hábitos de leitura), a biblioteca escolar, no âmbito da Semana da Leitura, propõe um momento de leitura em simultâneo, em todas as escolas do agrupamento.
Assim, dia 16, quarta-feira, haverá um momento de leitura em simultâneo, com início às 10h15 e a duração aproximada de 15 minutos. A leitura poderá ser realizada em voz alta pelo professor ou pelos alunos. O professor pode ainda optar pela leitura silenciosa. A biblioteca fornecerá sugestões de leitura. Pede-se aos colegas que escrevam no sumário de aula “Momento de leitura em simultâneo”.
Ao longo da semana, em todas escolas do agrupamento desenvolvem-se muitas atividades de leitura, das quais destacamos:
*        Encontro com escritores
*        Sessões de poesia/partilha de leituras
*        Contadores de histórias/recontos de histórias
*        Leitura em família
*        Projeção de histórias digitais/visionamento de filmes
*        Participação no concurso literário do agrupamento “O ladrão de palavras”
*        Participação no concurso “Faça lá um poema!”
*        Participação no concurso “Elos de Leitura”
*        Exposição de trabalhos de alunos
*        Feira do Livro Usado
Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar! Obrigada!