domingo, 13 de março de 2016

Semana da Leitura - Elos de Leitura

Semana da Leitura – Elos de Leitura

De 14 a 18 de março de 2016

 .“Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.” http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21

 Atividades da Semana de Leitura
Indo ao encontro dos objetivos do PEA (desenvolver a articulação entre todos os estabelecimentos e o espírito de agrupamento) e do PNL (envolvimento de todos os intervenientes escolares no desenvolvimento da literacia da informação e dos hábitos de leitura), a biblioteca escolar, no âmbito da Semana da Leitura, propõe um momento de leitura em simultâneo, em todas as escolas do agrupamento.
Assim, dia 16, quarta-feira, haverá um momento de leitura em simultâneo, com início às 10h15 e a duração aproximada de 15 minutos. A leitura poderá ser realizada em voz alta pelo professor ou pelos alunos. O professor pode ainda optar pela leitura silenciosa. A biblioteca fornecerá sugestões de leitura. Pede-se aos colegas que escrevam no sumário de aula “Momento de leitura em simultâneo”.
Ao longo da semana, em todas escolas do agrupamento desenvolvem-se muitas atividades de leitura, das quais destacamos:
*        Encontro com escritores
*        Sessões de poesia/partilha de leituras
*        Contadores de histórias/recontos de histórias
*        Leitura em família
*        Projeção de histórias digitais/visionamento de filmes
*        Participação no concurso literário do agrupamento “O ladrão de palavras”
*        Participação no concurso “Faça lá um poema!”
*        Participação no concurso “Elos de Leitura”
*        Exposição de trabalhos de alunos
*        Feira do Livro Usado
Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar! Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário