sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ler é cool

Ler é cool

Porto Editora e a Coolbooks, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Escola Virtual, desafiaram as escolas, para incentivar os alunos a ler e estimular a leitura em suporte digital.
A Biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra já está registada e vai receber três ebooks para alunos de 5º, 6º e 7º anos. 
Para participar no concurso, os alunos de 2º ciclo, após a leitura, devem preencher um questionário sobre a obra selecionada. No 3.º ciclo, são desafiados a escrever um conto inspirado na coleção Criptocontos.
Haverá lembranças para todos os participantes e prémios para alunos e escolas vencedoras. Não percas!
Informa-te junto da professora bibliotecária Florbela.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Turismo na biblioteca

Os alunos de PTT3, turma do curso profissional de Turismo, estiveram ontem na biblioteca da Secundária para uma viagem singular. A partir da leitura de excertos do livro Viagem a Portugal, de José Saramago, foram convidados a escolher locais menos conhecidos do nosso país de forma a elaborarem itinerários turísticos. 

A sessão resultou de um trabalho colaborativo entre os professores José Peixoto, Maria João Oliveira e a bibliotecária, no sentido de promover a leitura e a pesquisa/seleção de informação, aliando os recursos da biblioteca a conteúdos programáticos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PISTAS... À DESCOBERTA DE DARWIN


Sem Charles Darwin, a Biologia não seria o que é hoje. Quem foi este homem que ainda está no centro de muitas questões analisadas pela Ciência, pela Filosofia ou Antropologia? E que importância teve a sua viagem de quase cinco anos a bordo do Beagle?


A biblioteca da Escola Secundária do Lumiar e a coordenação do grupo de Biologia lançam o desafio de descobrirmos a importância fundamental de um naturalista que, no século XIX, mudou o pensamento do mundo.

A par da exposição de livros sobre a teoria científica de Darwin, recebemos hoje, dia 24, a bióloga Filipa Vala, que nos levará a viajar até Cabo Verde, primeira paragem do navio onde Darwin embarcou rumo às suas descobertas e à sua teoria evolutiva.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase (distrital)

Resultado de imagem para concurso nacional de leitura
A fase distrital do CNL vai decorrer no dia 5 de abril, na Lourinhã.
As obras a ler são as seguintes:

                                        3º Ciclo
Título: A alvorada dos deuses 

Autor: Filipe Faria
Editora Presença

- Título: A cruz vazia
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez

Editora: Difel ou Arcádia
                               
Ensino secundário
Resultado de imagem para o ano sabático tordo            
- Título: O ano sabático
Autor: João Tordo
Editora: Dom Quixote

- Título: Flores
Autor: Afonso Cruz
Editora: Companhia das Letras

BOAS LEITURAS!