sexta-feira, 5 de maio de 2017

Concurso Xadrez e Damas


O clube de xadrez e damas organizou ao longo do 2º período jogos semanais. A organização do concurso foi assumida pelo Guilherme, colaborador da biblioteca. O grande vencedor foi o Miguel. 
Parabéns!

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Parabéns, Terra!



Para assinalar o Dia da Terra, comemorado a 22 de abril, a biblioteca da Secundária juntou-se ao projeto Eco-escolas ao longo da última semana. Foram várias as iniciativas da BE:

- Um poema bio...lógico! Os utentes da BE tiraram à sorte poemas sobre a natureza, leram-nos em voz alta e em troca receberam uma laranja algarvia, de cultura biológica;

- Esteve ainda disponível uma seleção de livros com diferentes abordagens sobre a sustentabilidade ambiental, a natureza, a relação do homem com ela ou com o planeta;

- As crianças do Jardim Infantil do Lumiar vieram também à biblioteca, assistir a um vídeo sobre a água e fazer desenhos sobre a Terra. Aproveitaram para visitar a exposição do projeto Eco-escola, no átrio do pavilhão A, e os trabalhos premiados no concurso literário do AE, este ano subordinado ao título "O rapaz que prendeu o vento". No final, a biblioteca ofereceu a todos um raminho de alfazema e alecrim para levarem para casa.




2017 05 02 CNL Sintra



O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra participou no 11º Concurso Nacional de Leitura. A fase distrital decorreu dia 2 de maio, em Sintra. As provas decorreram no Centro Cultural Olga Cadaval. Após a prova escrita, os concorrentes tiveram a oportunidade de visitar o MUSA (Museu de Artes de Sintra) e apreciar algumas obras de Columbano Bordalo Pinheiro, Alfredo Keil,  António Carneiro, Júlio Pomar, Dórita Castel-Branco, entre outros. Ainda houve tempo para uma rápida visita ao Centro Histórico. Seguiram-se as provas orais,  um momento cultural, entrega dos prémios e "coffee breaks" muito agradáveis. Parabéns à Bruna, à Ana Catarina, ao João e à Svetlana que representaram tão bem o Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra.
Fica aqui um agradecimento a todos que tornaram possível a participação nesta celebração da leitura, proposta pela RBE: Direção, professores e alunos envolvidos.
Foi um excelente dia!

terça-feira, 2 de maio de 2017

Os + de abril

Eis os + de abril na Secundária!

OS LEITORES +

Beatriz Lima,  10ºA (4 livros requisitados)
Bruna Ribeiro, 12ºC (3 livros)

OS LIVROS +

Felizmente Há Luar!,  Luís de Sttau Monteiro (4 empréstimos)
Jogos da Fome, Suzanne Collins (2)
Os Maias, Eça de Queirós (2)
Ouro Preto, Sérgio Luís de Carvalho (2)
Pessoas Como Nós, Margarida Rebelo Pinto (2)