quinta-feira, 22 de junho de 2017

Festa de final de ano na Escola Eurico Gonçalves



A Festa de final de ano letivo 2016/17, realizou-se dia 22 de junho, envolvendo todas as crianças. Iniciou-se com a representação de "Meninos de todas as cores". Segui-se a cerimónia de entrega dos diplomas aos finalistas que emocionou todos os presentes. Incluiu ainda a entrega de prémios de Judo e de Leitor Assíduo. Terminou com muita alegria e muitas danças.

Parabéns a todos os meninos e à equipa pedagógica da escola: professores titulares, professores de AEC e auxiliares educativas.

Sou feliz - final de "Meninos de todas as cores"



Na Festa de final de ano letivo, todos os alunos da Escola Eurico Gonçalves participaram na representação de "Meninos de Todas as Cores" que terminou com uma alegria contagiante, conforme podem constatar nestas imagens.

Parabéns a todas as crianças e todos que tornaram possível esta festa!


Final de "Meninos de todas as cores"



Todos os alunos, professores titulares e das AEC e auxiliares se envolveram na preparação da festa de final de ano letivo 2016/17 da Escola Eurico Gonçalves.

Neste filme apresentamos o culminar da representação de "Meninos de Todas as Cores" que envolveu todas as crianças.

Parabéns pelo excelente trabalho!

Concurso "Leitor Assíduo" na Escola Eurico Gonçalves

Apresentamos os melhores leitores da Escola Eurico Gonçalves. Todos eles receberam o 1º lugar do prémio Leitor Assiduo, de cada ano de escolaridade. 
Muitos parabéns! Boas leituras!

terça-feira, 20 de junho de 2017

Visita ao Museu das Comunicações



Este ano letivo, 2016/17, alunos das escolas Eurico Gonçalves, Quinta dos Frades ( Santa Clara e Lumiar) e Fernando Bulhões (Loures), trocaram correspondência entre si.

Para concluir o projeto, Na volta do correio, as quatro turmas envolvidas encontraram-se no Museu das Comunicações. Visitaram o museu e finalmente conheceram os amigos com quem se corresponderam.

A Dra. Cristina Weber recebeu-os e apresentou o desenrolar do projeto.

As cartas que os meninos escreveram encontram-se expostas na cafetaria do museu.

Não percam!

Na volta do correio reúne correspondentes

Foi no passado dia 20 que as crianças e professoras envolvidas no projeto de correspondência postal, "Na Volta do Correio", se encontraram no Museu das Comunicações.
Depois da troca de cartas ao longo dos 2º e 3º períodos, levada a cabo por 4 turmas de 3º ano de diferentes agrupamentos de escolas (AE Prof. Lindley Cintra e AE José Afonso, de Loures) o final do ano foi o momento ideal para culminar um projeto que, além do conteúdo programático "carta", procurou desenvolver competências sociais.

As professoras bibliotecárias e responsável do Museu, Drª Cristina Weber, prepararam um jogo para reconhecimento dos remetentes e destinatários das cartas trocadas, tendo os alunos percorrido vários espaços do Museu à procura do seu par. No final, houve uma apresentação de imagens sobre todo o projeto e a visita à exposição das cartas, que pode ser vista no espaço do café do Museu e para a qual as crianças receberam um voucher para voltarem com a família.

Certamente como todos, os alunos da EB Quinta dos Frades não vão esquecer esta experiência nem o entusiasmo que foi conhecerem os novos amigos.



segunda-feira, 19 de junho de 2017

Feira do Livro Usado


Este ano escolar, foram 18 os títulos adquiridos pelos utilizadores da biblioteca da Secundária. Resultado do desbaste da coleção, o material livro e multimédia desatualizado ou danificado foi posto à venda, a um preço simbólico. Os que não foram vendidos diretamente, foram reciclados ou vendidos a peso, tendo contribuído para adquirir novos títulos, que integraram entretanto a coleção.

            Eis alguns desses títulos:





 




                     

Ler a Ciência


No último dia de aulas do ano, 16 de junho, a turma 10ºA esteve na biblioteca da Escola Secundária do Lumiar com a profª Cristina Simões para algumas sugestões de leitura de férias... com ciência.


A exposição Livros com Ciência, destinada a divulgar alguns títulos da BE, bem como os livros emprestados pelo Centro de Ciência Rómulo de Carvalho, de Coimbra, culminou com a apresentação de livros, questões sobre cientistas famosos, pequenas experiências e a leitura de um entre vários poemas de António Gedeão também expostos. 

O espaço foi pequeno para a animação científica e a curiosidade acerca das várias áreas científicas pode ser satisfeita, durante as férias, também nas bibliotecas municipais.