sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia do Agrupamento - O séc. XIX

No dia 15 de Março, 2013, realizou-se no Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, um dia aberto à comunidade. Os grupos de História e Geografia de Portugal e História, em parceria com a Biblioteca Escolar e o Clube de Fotografia, elegeram o tema "O século XIX" e concentraram as suas atividades na Escola Básica 2,3 Professor Lindley Cintra. Realizou-se um concurso de leques realizados pelos alunos e um atelier de adereços. Recriou-se o ambiente de Lisboa no séc. XIX. Na hora do almoço saboreou-se favada e arroz doce.
                                         Foi um dia muito animado que todos apreciaram!
http://youtu.be/euzKdnFZ9LI

Dia do Agrupamento na Biblioteca Escolar da Secundária do Lumiar

 Para além da Feira do livro Usado, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar comemorou o Dia do Agrupamento com uma sessão de Cinema na Biblioteca e com uma prova do Geo Peddy-Paper.



Imagens do séc. XIX

O Dia do Agrupamento foi comemorado na Biblioteca Escolar, em parceria com o grupo de História, com um slideshow com imagens do séc. XIX, sobre a época vitoriana. A não perder!

O século XIX - Exposição na Biblioteca Escolar



Exposição de trabalhos de alunos de História e Geografia de Portugal do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra. A exposição esteve presente no Dia do Agrupamento, 15 de Março, 2013, na Biblioteca Escolar, onde continuará durante a 1ª semana de aulas do 3º período.

Os meninos da Sala Vermelha, JI do Lumiar na Biblioteca Escolar


No dia 15 de Março, os meninos da Sala Vermelha, do JI do Lumiar, visitaram a Biblioteca da EB 2,3 Professor Lindley Cintra e rapidamente se sentiram à vontade. Quando vierem para esta escola vão ser óptimos utilizadores da biblioteca!




Exposição de trabalhos da Semana da Leitura 2013 na EB1 Eurico Gonçalves

Esta exposição de trabalhos dos alunos da Escola Básica 1º ciclo Eurico Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, ilustram as actividades desenvolvidas na Semana da Leitura, 2013, com o tema "O mar", que envolveram todos os alunos, docentes, Biblioteca Escolar, Caf e Encarregados de Educação. Faz aqui uma Visita virtual à EB1 Eurico Gonçalves no Dia do Agrupamento.


Semana da Leitura 2013 na EB1 Eurico Gonçalves

Os alunos da EB1 Eurico Gonçalves, AE Professor Lindley Cintra, também trabalharam para a Semana da Leitura, nas atividades do CAF (Centro de Apoio às Famílias). A instalação está mesmo fantástica. Parabéns! Os professores da escola e a biblioteca agradecem aos colegas do CAF a sua cooperação e envolvimento na Semana de Leitura, 2013. Clica AQUI para veres todas as fotografias.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Semana da Leitura - História Andarilha - EB1 Eurico Gonçalves

Esta História Andarilha foi criada na Escola Básica Eurico Gonçalves, com a participação de todos os alunos /  turmas da escola, na Semana de Leitura, de 11 a 15 de Março de 2013. Parabéns!
Clica na 1ª imagem para ver tudo.




quarta-feira, 13 de março de 2013

Reconto de "A menina do Mar" pelos meninos da Sala Vermelha, JI do Lumiar

Reconto de "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen. A educadora Lilia Dias, contou a história de "A Menina do Mar" às crianças da Sala Vermelha, do Jardim de Infância do Lumiar, do AE Professor Lindley Cintra. Todas as crianças se envolveram no projeto. Recontaram a história que uma criança escreveu. Fizeram pesquisa sobre a vida marítima, trouxeram livros de casa, informação da internet e conchinhas. Fizeram desenhos e animais de plasticina. No cartaz pintaram o mar, colaram areia para fazer a praia e colaram o texto, os seus desenhos e conchas.
A partir do livro "Provérbios Portugueses" de José Ricardo Maques da Costa, Editorial Presença, selecionaram o provérbio "Nem tudo o que vive no mar é peixe". Investigaram animais que vivem no mar, os que são peixes ou não e porquê. 
Foi um trabalho divertido que envolveu todas as crianças. Até os pais mostraram muito interesse e colaboraram na pesquisa. Assim, aprendemos todos em conjunto.



Já ganhou, parabéns... Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos

O deserto marroquino
A Sara Batista, do 11º do Curso Profissional de Técnico de Turismo (ESL), concorreu  ao Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos, organizado pela Embaixada do Reino de Marrocos em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares e ganhou! Assim, vai em viagem ao Reino de Marrocos durante 6 dias e tem deslocações, alojamento, alimentação, circuito turístico e visitas a liceus marroquinos, grátis. Esta viagem realizar-se-á durante as férias da Páscoa.

terça-feira, 12 de março de 2013

Exposição de ilustrações na Biblioteca da Escola Secundária


No 1º dia da Semana de Leitura, 11 de março de 2013, a turma do 1º ano, do Curso Profissional de Apoio à Infância, da Escola Secundária do Lumiar, foi ao Jardim de Infância da Ameixoeira, contar histórias aos meninos. O professor Bruno Batista e a professora Ana Morais da Costa prepararam os alunos para a concretização deste projecto.
As ilustrações dessas histórias, encontram-se à entrada da Biblioteca Escolar da Escola Secundária.





Visita à Biblioteca Escolar

Os alunos da professora Fátima Magro, 3º B, da EB1 nº31, visitaram hoje (12/03/2013), mais uma vez, a biblioteca escolar da EB2,3 Prof. Lindley Cintra. Receberam uma prendinha e levaram um livro para ler nas férias da Páscoa.                                                            Voltem sempre!


segunda-feira, 11 de março de 2013

Exposição de poesia - Faça lá um poema!

Na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Prof. Lindley Cintra, encontram-se em exposição os poemas realizados pelos alunos do 2º e 3º ciclo, no âmbito do Concurso "Faça lá um poema!". Parabéns aos nossos poetas!










Exposição de poesia - Faça lá um poema!

Na Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Lumiar, encontram-se expostos os poemas dos alunos sobre o amor, para o Concurso "Faça lá um poema!" Não percas!


Momento de Leitura em simultâneo


Momento de Leitura em simultâneo

Pretende-se criar um Momento de Leitura em simultâneo em todas as escolas do agrupamento, em que em todas as aulas, todos os professores e alunos estarão envolvidos numa atividade de leitura.
Assim, solicita-se a todos os professores que, no dia 12, 3ª feira, às 10h05, logo no início da aula, comuniquem aos alunos que vão participar no momento de leitura em simultâneo. Os professores lerão um texto aos alunos, durante 10 a 15 minutos. Em alternativa, a leitura poderá ser feita em voz alta por um aluno. Encontrarão sugestões de leitura na sala de professores ou na biblioteca.
Devem sumariar: “Momento de leitura em simultâneo: leitura de um excerto da obra …”
Boas leituras! Obrigada pela colaboração!

Contadores de histórias no JI da Ameixoeira

No 1º dia da Semana de Leitura, 11 de março de 2013, a turma do 1º ano, do Curso Profissional de Apoio à Infância, da Escola Secundária do Lumiar, foi ao Jardim de Infância da Ameixoeira, contar histórias aos meninos. Eles gostaram muito e pediram mais sessões de contadores de histórias. Portanto, quer os contadores, quer os ouvintes, estão todos de parabéns!
Podes ver aqui fotografias das sessões de contadores de histórias, no JI da Ameixoeira.
O professor Bruno Batista e a professora Ana Morais da Costa prepararam os alunos para a concretização deste projecto.

Semana da Leitura 2013


Feira do livro Usado na Biblioteca Escolar



Não percam a Feira do Livro Usado, durante a Semana da leitura, de 11 a 15 de Março, nas Bibliotecas Escolares da EB 2,3 Professor Lindley Cintra e da Escola Secundária do Lumiar.

     1 livro = 1 euro
     1 livro = 50 cênt.

Aproveita esta oportunidade!