sexta-feira, 24 de março de 2017

Direitos Humanos: O Pilar da Formação em Cidadania



No âmbito do projeto "Direitos Humanos: O Pilar da Formação em Cidadania", uma iniciativa da CML, Departamento da Educação, aceitamos o convite da Dra. Catarina Albergaria e da Dra. Rute Delgado, para participar numa sessão sobre a União Europeia e os Direitos Humanos.

Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra envolvidos neste projeto visitaram a exposição dos trabalhos realizados sobre Direitos Humanos das escolas participantes de Lisboa. Foi com muito prazer que reencontraram os seus trabalhos e dos colegas (4ºb da Escola Eurico Gonçalves, 6ºB e 7ºB, da Escola Professor Lindley Cintra) e que descobriram outros também inspiradores.

Seguiu-se uma palestra dinamizada pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors que contou com as apresentações da Dra. Catarina Albergaria e o euro-deputado Carlos Zorrinho.

No final o euro-deputado incentivou os jovens a refletir, tomar posição e lutar pelas suas convicções. Só com uma cidadania esclarecida e ativa poderão ajudar a criar um mundo melhor.

A exposição, de entrada livre, está patente até ao dia 31 de março de 2017, no Edifício Caleidoscópio, Campo Grande, Lisboa. Visite-a!

Agradecemos o envolvimento dos professores Isabel Cunha, Paulo Vicente, Maria João Oliveira, Diamantina Amaro e Paula Constâncio e dos alunos das turmas 6ºB, 7ºB e 9ºE.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Lançamento do livro "Estórias pintadas" no Jardim de Infância da Ameixoeira



Decorreu no Jardim de Infância da Ameixoeira a sessão de lançamento do livro "Estórias Pintadas". A apresentação foi feita pelo autor José Carlos Completo e contou com a presença da Dra. Elisa, da direção, das coordenadoras de estabelecimento,das educadoras, dos meninos e dos pais.

O livro reúne as histórias ilustradas elaboradas pelos meninos do JI da Ameixoeira e do JI do Lumiar, a saber:
- A história do Jeremias (JIA, sala da educadora Sara Martins)
- Família Feliz (JI, sala da educadora Tânia Silva)
- A quinta dos animais (JIA, sala da educadora Helena Cruz)
- Era uma vez uma Joaninha (JIL, sala da educadora Fernanda Esteves)

Os nossos pequenos escritores e ilustradores estão de PARABÉNS!
A biblioteca escolar agradece o empenho das educadoras e auxiliares de educação envolvidas neste processo.
Quem estiver interessado em adquirir o livro deve contactar a professora bibliotecária Florbela Machado ou uma das educadoras envolvidas no projeto, até ao dia 31 de março.

Dia Mundial da Poesia



Vem à biblioteca 
escolar 
celebrar 
a poesia 
com os livros 
e autores 
que selecioná-
mos para ti!



... E como poesia e primavera andam de mãos dadas, que tal requisitares um livro para levares num passeio de boas-vindas à nova estação?


quarta-feira, 22 de março de 2017

Lançamento do livro "Estórias Pintadas"

CONVITE


Convida-se a comunidade escolar para o lançamento do livro Estórias Pintadas, dia 23 de março, às 17h00, no Jardim de Infância da Ameixoeira.

Esta publicação inclui as histórias e ilustrações elaboradas pelos meninos do JIA e JIL:

- A história do Jeremias (JIA, sala da educadora Sara Martins)
- Família Feliz (JI, sala da educadora Tânia Silva)
- A quinta dos animais (JIA, sala da educadora Helena Cruz)
- Era uma vez uma Joaninha (JIL, sala da educadora Fernanda Esteves)

terça-feira, 21 de março de 2017

Hora do conto: A árvore generosa




Hoje foi a vez dos meninos da Sala Amarela, do Jardim de Infância do Lumiar, visitarem a biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra.
Preparamos-lhes uma sessão de Hora do Conto. Para comemorar o Dia da Árvore escolhemos o livro A Árvore generosa, de Shel Silverstein.
A forma generosa como a árvore dá tudo o que tem para ver o menino feliz, enterneceu os nossos meninos. Mimaram a felicidade da árvore no ato de dádiva e partilha, prometeram tratar muito bem as árvores e nunca esquecer como são nossas amigas, mesmo quando crescerem, forem adultas ou velhinhas.
Parabéns! Estiveram muito atentos e portaram-se muito bem.