sábado, 31 de outubro de 2015

Pão por Deus

Em Portugal há uma tradição idêntica ao Halloween que se celebra no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos. 
As crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-Deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
As crianças quando pedem o pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano.
Se quiseres podes aprender esta canção do grupo Canta o Galo Gordo, Pão-por-Deus.

Halloween

Trick-or-treat? Doce ou travessura? Preparem os doces ou tenham medo, muito medo!
Professores de Inglês da Escola Professor Lindley Cintra conseguiram uma grande adesão dos alunos, para o tema de Halloween. O resultado está à vista: os alunos corresponderam com excelentes trabalhos!

Nota: as fotografias foram tiradas por Pedro Machado
Não requisitaste um livro para ler este fim de semana? 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A biblioteca da Secundária apresenta, a partir da próxima segunda-feira, dia 2,  uma Feira do Livro, essencialmente com títulos das Metas Curriculares de Português mas também com outras sugestões de leitura.

Para a comunidade escolar, os livros expostos têm um desconto de 25% relativamente ao preço de mercado.  A Feira pode ser visitada até 13 de novembro.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MIBE com Contadores de histórias



Comemorando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, MIBE, a Biblioteca Escolar da Escola Professor Lindley Cintra convidou Sohistórias para contarem histórias aos alunos de 2º ciclo e do 2º e 3º ano da Escola Quinta dos Frades.  A Ana Isabel Gonçalves e o Sebastião Antunes encheram a escola de alegria com "Rir, amar e temer. Eis o que faz o coração bater... forte!", "Os três pedidos" e "O Pinto Pançudo".
Foi excelente!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dia da Biblioteca Escolar, 26 de outubro de 2015, na Escola Professor Lindley Cintra





A 26 de outubro de 2015, comemorando o Dia da Biblioteca Escolar, a contadora de histórias, Ana Isabel Gonçalves, veio encher de contos a Escola Professor Lindley Cintra.
De manhã, os alunos de 5º e 6º ano encantaram-se com "Rir, amar e temer. Eis o que faz o coração bater... forte!" À tarde, foi a vez dos alunos do 3º ano da Escola Quinta dos Frades apreciarem "Os três pedidos" que uma fada concedeu, com a ajuda preciosa de Sebastião Antunes.
Não podemos contar tudo, mas deixamos aqui algumas imagens.
Boas leituras!

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR


biblioteca da Escola Secundária convida a comunidade, em particular os leitores mais jovens, a visitar a exposição Pistas... à Descoberta de Autores da Literatura Juvenil. São 32 autores, com pequenas biografias e apresentação dos títulos disponíveis na coleção da BE. 
A exposição está patente na biblioteca a partir desta segunda-feira, 26 de outubro, assinalando assim também o Dia da Biblioteca Escolar