sábado, 21 de março de 2015

Entrega de prémios Concurso Faça Lá um Poema 2015 - CCB



O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra participou no Concurso Faça lá um poema. O 2º lugar do Ensino Secundário foi atribuído a Melissa Haro,aluna da Escola Secundária do Lumiar. A entrega dos prémios decorreu no CCB e foi incluída nas Comemorações do Dia da Poesia, dia 21 de março de 2015.
Parabéns Melissa! Parabéns a todos!

sexta-feira, 20 de março de 2015

A Viagem - Concurso Literário 2015



O Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra dinamiza todos os anos um concurso literário para todos os níveis de ensino. Este ano o tema escolhido foi A Viagem. As fotografias mostram os trabalhos realizados pelos alunos e apresentados na Semana da Leitura, de 16 a 20 de março de 2015. Alguns alunos revelaram-se verdadeiros escritores.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Dia do Agrupamento. Parabéns aos vencedores, aos participantes, à professora Teresinha e aos professores que dinamizaram o concurso.

Memórias do Lumiar


Aproximando-se as comemorações dos 750 anos da fundação da freguesia do Lumiar, que se completam em 2016, os professores de História do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, com os seus alunos, prepararam uma exposição sobre Memórias do Lumiar, apresentada à comunidade no dia 20 de março de 2015 (Dia do Agrupamento).

Objeto técnico na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra



As imagens retratam os trabalhos elaborados pelos alunos do professor Fernando Lourenço. Os trabalhos estiveram expostos na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, no Dia do Agrupamento a 20 de março de 2015.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Projeto Arte e Literatura - Os quatro músicos


A Arte Transformer e a Biblioteca Escolar da Escola Professor Lindley Cintra desenvolveram uma oficina de Arte e Literatura com os alunos de 5º ano, turma A, em março de 2015. Após a leitura da obra "Contos Populares de Portugal e do Mundo" de João Pedro Méssender e Isabel Ramalhete, os alunos escolheram o conto "Os quatro músicos" para servir de base à oficina de gravura com o artista Manuel Moreira. Inspirados na leitura, executaram os desenhos, as respetivas matrizes e produziram lindas gravuras. As fotografias dão conta desse processo. Colaboraram neste projeto a professora Florbela Machado e o professor António Penetra. A turma deu voz ao texto, lendo, cada um, um pequeno excerto.
Gravuras e leitura dos alunos do 5ºA: André Correia, Beatriz Ferreira, Beatriz Martins, Carolina Sousa, Carolina Fonseca, Filipa Simões, Gonçalo Forte, Ivan Rocha, João Melo, João Pedro Gonçalves, Leonardo Barbosa, Luana Samuquinda, Luís Ribeiro, Márcia Branco, Pedro Assunção, Rafael Lourinho, Rodrigo Lima, Sofia Louro e Telmo Baptista. Parabéns a todos!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Concurso de Spelling na Escola Professor Lindley Cintra


A professora Anabela Verde e o professor Mário Silva dinamizaram um concurso de Spelling com os alunos de 5º e 6º ano da Escola Professor Lindley Cintra. As sessões finais decorreram na biblioteca escolar, dia 18 de março e todos tiveram um bom desempenho.
Os vencedores do concurso foram:
 Martim Dias, do 5º B e Rui Pedrosa do 6º C. 
Parabéns!

Sessão de poesia na Escola Professor Lindley Cintra


Integrada nas atividades da Semana da Leitura 2015, decorreu, no auditório da Escola Professor Lindley Cintra, uma Sessão de Poesia, dinamizada pelas professoras Célia Bernardo e Maria dos Anjos Carvalho. Os alunos das turmas 7ºE e 7ºG declamaram os poemas que escolheram, com acompanhamento musical. Obrigada por este Momento de Poesia. Parabéns!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Semana da Leitura 2015 - "Palavras do Mundo"


            “Palavras do Mundo” é o tema da 9ª Edição da Semana da Leitura de 2015.
A Semana da Leitura convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra".
As atividades proporcionadas durante esta semana visam reforçar:
- A promoção da leitura
- O apelo à motivação da leitura
- A criação de hábitos de leitura
- A realização de momentos de leitura associados ao prazer e divertimento.

 Atividades da Semana de Leitura
Indo ao encontro dos objetivos do PEA (desenvolver a articulação entre todos os estabelecimentos e o espírito de agrupamento) e do PNL (envolvimento de todos os intervenientes escolares no desenvolvimento da literacia da informação e dos hábitos de leitura), a biblioteca escolar, no âmbito da Semana da Leitura, propõe um momento de leitura em simultâneo, em todas as escolas do agrupamento.
Assim, dia 18, quarta-feira, haverá um momento de leitura em simultâneo, com início às 10h15 e a duração mínima de dez minutos. A leitura poderá ser realizada em voz alta pelo professor ou pelos alunos. O professor pode ainda optar pela leitura silenciosa. A biblioteca fornecerá sugestões de leitura. Pede-se aos colegas que escrevam no sumário de aula “Momento de leitura em simultâneo”.
Ao longo da semana, em todas escolas do agrupamento desenvolvem-se muitas atividades de leitura, das quais destacamos:
*        Sessões de poesia/declamação de poemas
*        Partilha de leituras
*        Contadores de histórias/recontos de histórias aos mais pequenos
*        Leitura em família
*        Trabalhos sobre “Palavras do Mundo”
*        Projeção de histórias digitais
*        Participação no concurso literário do agrupamento “A viagem”
*        Participação no concurso “Faça lá um poema!”
*        Exposição de trabalhos de alunos
*        Feira do Livro Usado

  Boa Semana da Leitura a todos!


 
























domingo, 15 de março de 2015

Textos com Sabor

A assinalar o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, a iniciativa Textos com Sabor, junto ao refeitório da escola, convida a saborear o belo poema de Florbela Espanca, Ser Poeta...

https://www.youtube.com/watch?v=VJaNP_jzHRk