sexta-feira, 3 de junho de 2016

Drawing Contest - Concurso de ilustração

Apresentamos imagens da entrega de prémios do concurso Drawing Contest organizado pelo grupo de Inglês do 2º ciclo, professoras Anabela Verde, Carla e Luísa Lallande.

As premiadas foram:
Joana Sousa, 5º GLuciana Vieira, 5º BErica Alves, 5º CParabéns!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Comboio com Histórias do Coração

U-uuu! U-uuu! Já entraste num comboio feito de histórias?... 
Este é o convite que a turma 2º A da EB1 Eurico Gonçalves, orientada pela profª Filomena Anjo, nos faz através da história com que participou no concurso "Conta-nos Uma História". promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional da Leitura, em parceria com a Microsoft.

A história, feita pelos alunos e professora e gravada com o apoio da biblioteca da escola, insere-se no âmbito da promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Foi uma das 326 que concorreram à edição deste ano e está já publicada na página da DGE. Parabéns a todos!

"O comboio partiu por volta das 9h. Naquela manhã, o comboio estava com pressa..." Se quiseres apanhar este comboio, entra em:

Boa viagem!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Spelling contest na biblioteca da Escola Prof. Lindley Cintra



No dia 1 de junho, 2016, decorreu na biblioteca da Escola Professor Lindley Cintra, a sessão final do concurso de soletração, Spelling Contest, organizado pelas professoras de Inglês do 2º ciclo.

A vencedora foi a aluna Marina Borba. Em 2º lugar ficaram João Pedro Gonçalves, Manuel Abibe e Pedro Caneca. Em 3º lugar ficou António Guedes.

Todos os participantes estão de parabéns!

terça-feira, 31 de maio de 2016

História(s) do nome das ruas

Agradecemos ao aluno Rodrigo Ponte,
da turma Vocacional 3, o seu apoio
à montagem da exposição
Por estes dias, as ruas do Lumiar vão dar à biblioteca escolar.
Integrada nas comemorações dos 750 anos da Freguesia, a exposição Figuras da História e da Cultura na Toponímia do Lumiar foi organizada pelos professores de História a partir de trabalhos elaborados pelos alunos e chega agora ao espaço da BE da Secundária.
Fotos do repórter de serviço,
prof. Fidelino Martins
Convidamos-te a descobrir as figuras que deram o seu nome a algumas das nossas ruas (escritores, artistas plásticos, músicos, desportistas) e livros da biblioteca relacionados com elas. 

.

Holocausto em análise filosófica

No âmbito do estudo da Estética, a profª Marília Sá trouxe os alunos à biblioteca para verem a exposição sobre o Holocausto, Não Há Brincadeiras Infantis. E lançou várias questões a propósito da imagem que fechava o conjunto. 
Queres aceitar o desafio filosófico e pensar na relação entre a arte e o modo como olhamos o mundo? O que é que a imagem nos transmite?... Que faríamos se nos cruzássemos com esta criança?...

... Eis um dos textos produzidos numa das aulas de Filosofia:

     À primeira vista a imagem transmite-nos tristeza sendo que é uma fotografia a preto e branco. Vermos a criança sozinha passeando pelas ruas sombrias e destruídas provoca-nos um sentimento de pena e o desejo de a podermos ajudar. Depois de observarmos a fotografia por completo comprovamos que se trata de um acontecimento trágico pois a fotografia foi tirada durante o holocausto; tiramos também a conclusão de que a criança deve ter sido separada/ tirada aos pais ou então apenas se perdeu. No entanto, qualquer dessas situações é triste, pois o que será de uma ingénua e indefesa criança sem os pais ou alguém que tome conta dela? O que será que lhe aconteceu depois da fotografia ter sido tirada? Será que conseguiu sobreviver?

   Colocando-nos então na mesma situação em que a criança se encontrava, durante o holocausto (acontecimento perturbante e marcante pelo desespero das pessoas), iríamos abordar  a criança e tentar perceber o que lhe tinha acontecido e tentar ajudá-la o máximo que pudéssemos, não parando também de pensar em nós mesmos. Levávamos a pobre criança connosco e procuraríamos os nossos pais e os dela ou então alguém que nos pudesse ajudar. Querendo nós dizer com isso que nunca a iríamos ignorar ou abandonar. (Catarina Rodrigues e Jéssica Martins, da turma 10º C).

Últimos dias da Feira do Livro Usado


Obrigado ao repórter Pedro Borges, do 10ºB!
Ainda vais a tempo de adquirir um ou dois livros para as férias na nossa Feira. Resultante do processo de desbaste da biblioteca da Escola Secundária, esta iniciativa permitirá comprar novos títulos. Estarás, assim, a contribuir para uma biblioteca melhor.

E os livros, claro, estão a um
                                                      PR€ÇO SIMBÓLICO!