sábado, 12 de janeiro de 2013

Histórias vencedoras do concurso "Conta-nos uma história" em 2011/2012

Histórias vencedoras do concurso "Conta-nos uma história" de 2012


Xô- Rato

6407Esta é história de um ratinho que não gostava de queijo. Vamos conhecer o ratinho e aprender a contar até cinco? Então oiçam com atenção!

Um Menino diferente

A história apresentada é o reconto do livro “Um Menino diferente” de M.ª João Lopo de Carvalho, que serviu de base à integração de uma criança com necessidades educativas especiais.

O malabarista pirata!

6158História de um acidente no circo Fantasia em Perafita, no qual o malabarista ficou temporariamente sem visão no olho direito. Com a ajuda e amizade de todos os colegas conseguiu ser operado e continuar a trabalhar no que mais adorava, o circo.

A Máquina dos Sonhos

A história fala sobre um menino que nunca sonhou, e seus pais decidem construir uma máquina para que ele possa sonhar.

O anão Miga e o dragão Regador

6112Esta história foi criada, escrita e narrada pelos alunos do 3.ºA da Escola EB1 de Silves n.º1. A sua escrita surgiu a partir de oito cartas do jogo “Arca dos Contos”. Do naipe das “Personagens Humanas” foi retirada a carta “Anão” , do naipe das “Personagens Animais” foi retirada a carta “Rato” , do naipe “Espaços” foram usadas duas cartas - “Floresta” e “Ponte” , do naipe “Caracterizações” saiu a carta “À escolha” , do naipe “Objetos Mágicos” foi retirada a carta “Relógio” , do naipe “Ações” saiu a carta “Enfeitiçar” , finalmente, do naipe “Palavras-chave” foi retirada a carta “Sabedoria”. Estes foram os “ingredientes” desta história que envolveu, com um entusiasmo contagiante, alunos e professora. Todas as gravações foram feitas na sala de aula, com os alunos a colaborarem de forma extraordinária, quer como ouvintes, quer como leitores/narradores. Posteriormente, foi acrescentado o ambiente sonoro com a colaboração da professora do apoio educativo.

Um charco com vida

Num lugar seco, vivia uma nuvem que tinha como única companhia um grande buraco seco.Cansada de estar sozinha, um dia,muito triste, chorou, chorou, até adormecer. As sua lágrimas encheram o buraco e nele nasceu um verdadeiro charco com vida, cheio de criaturas, e a nuvem ficou felliz pois nunca mais iria estar sozinha

Sem comentários:

Enviar um comentário