quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas

Portugal a sorrir! http://youtu.be/mAboJssyd54
Um milhão de crianças frequentadoras de bibliotecas escolares vão passar a ter acesso a "kits" didáticos de saúde oral, cujo objetivo é aumentar a qualidade da divulgação e informação existente sobre esta temática entre os mais novos. No total, 2.500 "kits" vão ser distribuídos pelas escolas portuguesas.
A oferta destes "kits" insere-se no projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares, uma iniciativa do Plano Nacional de Saúde, da Rede de Bibliotecas Escolas e da Direção-Geral da Saúde (DGS), sucedendo ao Plano Nacional de Saúde Oral.
De acordo com a nota informativa divulgada pela DGS, os "kits" foram criados para trabalhar a temática da saúde oral "de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis", pretendendo ser o mote para "o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas no seu universo de influência".
O propósito é, em última instância, "permitir aos alunos abordar diversas unidades ou projetos baseados em saúde oral que podem fornecer contextos intencionais para aprender e praticar a arte da linguagem, da escrita, capacidades matemáticas e criativas", acrescenta a mesma nota.
Pretende-se, assim, incrementar as parcerias com as escolas e outras instituições, ao mesmo tempo que se fornece aos mais pequenos uma maior informação sobre saúde oral e se consciencializa as famílias para a importância desta área da saúde.
A escolha das bibliotecas escolares para distribuição dos "kits" relaciona-se com as suas caraterísticas e capacidade de difusão, que permitirão alcançar um número muito significativo de crianças - um milhão, estima a DGS.

Sem comentários:

Enviar um comentário